Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Artigo: Guardiões da zona costeira em sério risco

O litoral sul abriga as mais extensas e conservadas áreas de manguezal do Estado de São Paulo, com cerca de 15.193 ha, as quais propiciam abrigo, alimentação e local de reprodução para diversas espécies de peixes marinhos e dulcícolas, crustáceos e moluscos, tornando a região extremamente importante para a produção pesqueira local.

Devido aos serviços ecossistêmicos prestados pelos manguezais, tais como prover alimento, regular o clima, proteger a região estuarino de processos erosivos, entre outros fatores podemos considerar os manguezais como guardiões das zonas costeiras.

O litoral sul de São Paulo grande diversidade paisagística, formada por manguezais, restingas, floresta atlântica, praias, estuário, rios e alagados proporciona alta diversidade biológica. Essa região constitui exemplo único de zonas úmidas com alta diversidade natural, além de possuir uma rara beleza cênica, espécies ameaçadas e endêmicas, entre outras características que a qualificaram como integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Sítio do Patrimônio Mundial Natural, reconhecidos pela UNESCO.

A principal bacia hidrográfica do litoral sul é a do Rio Ribeira de Iguape, que ocupa uma área de 17.068 km2. O canal artificial Valo Grande, construído no século XIX, liga o Rio Ribeira ao estuário na região de Iguape. Atualmente, o canal artificial tornou-se passagem preferencial das águas do Rio Ribeira, diminuindo consideravelmente a vazão que passava pelo trecho original do rio, o que levou ao assoreamento de várias partes do percurso natural. Esse fato acarretou grandes alterações no sistema costeiro, tais como aumento de taxa de sedimentação, redução de salinidade e mudança na biota local.

Nessa região, as áreas de manguezal têm sofrido sérios impactos, sendo aos poucos substituídas por espécies de macrófitas aquáticas. A ocorrência de bancos de macrófitas ao redor e dentro de bosques de mangue no sistema costeiro, sobretudo próximo ao canal artificial Valo Grande (região de Iguape), alerta para as alterações ambientais, que vem ocorrendo na região, em função da redução da salinidade, e consequentemente com a perda de funções ecológicas do ecossistema manguezal.

As condições de saúde dos manguezais se refletem na pesca. Em Cananéia, a produção pesqueira apresenta diversidade muito mais alta do que no trecho norte (Iguape).

O monitoramento da pesca realizada pelo Instituto de Pesca e dos manguezais realizado desde 2001 em Cananéia e desde 2010 em Iguape, 

A determinação do juiz da 2ª Vara de Iguape, que condenou Estado de São Paulo a realizar o fechamento definitivo e em tempo integral da barragem do Valo Grande, poderá trazer consequências muito positivas para a saúde dos manguezais de Iguape. Com o fechamento do Valo, grande parte da água do Rio Ribeira não irá mais entrar no estuário, levando ao aumento da salinidade. Atualmente, a salinidade da lama do manguezal, próximo ao Valo Grande, está entre 0 e 4 de salinidade, muito abaixo o que monitoramos na região de Cananéia, onde a salinidade está em torno de 26 e 30. Em áreas de maior salinidade, não há desenvolvimento das macrófitas. Dessa forma, a tendência será que com o aumento da salinidade na região de Iguape, as macrófitas irão morrendo dando novamente espaço e condições da vegetação típica de mangue se recuperar. Esse processo pode se dar de forma natural ou com uma ajuda. Importante será a retirada das macrófitas mortas do estuário de forma adequada, sem causar danos e nem pisoteios nas áreas de mangue.

Com essa decisão, vemos uma chance para os guardiões das zonas costeiras em todo o litoral sul de São Paulo, fornecendo de forma plena seus serviços ecossistêmicos.

Marília Cunha Lignon é Professora Assistente Doutora da Unesp, Câmpus de Registro, onde leciona no curso de Engenharia de Pesca.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑