Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Assistência integral é garantida no Mutirão de Cirurgias


De terça-feira (8) até essa sexta-feira (11), a população de Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisavam realizar procedimentos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula) tiveram a oportunidade de passar por consultas e exames pré-operatórios durante a etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias. Todos eles já saíram com os procedimentos marcados. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 17 de agosto no Hospital Municipal de Paulo Afonso.

A iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras e tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. Após a cirurgia, a Sesab ainda garante a entrega dos medicamentos necessários no pós-cirúrgico.

Uma das que já saiu com o procedimento de vesícula agendado para o dia 24 de agosto foi Joselita Agelina da Silva. “O atendimento aqui foi muito bom. Para completar ainda fiquei sabendo que minha recuperação será mais rápida, já que a cirurgia será feita por vídeo”, falou Joselita. No dia 25 de agosto será a vez Rosilene Barbosa dos Santos realizar a cirurgia de vesícula. “Não imaginei que sairia daqui com a cirurgia marcada tão rapidamente”, disse Rosilene.

Para os pacientes que, por conta de alguma comorbidade, não têm condições de serem submetidos à cirurgia durante o mutirão, todos os encaminhamentos são feitos para garantir a realização do procedimento em uma unidade de referência.

Próximas etapas

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Mutirão de Cirurgias voltará ao Oeste baiano para atender à população de 15 municípios da Região de Barreiras. A unidade móvel ficará estacionada no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, na Rua Boa Vista, 326 – Barreiras. Haverá uma nova oportunidade também em Lauro de Freitas, onde as unidades móveis ficarão, nos dias 24 e 25 de agosto, estacionadas na Rua Euvaldo Santo Leite, S/N (Restaurante Popular).

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.

Ascom Sesab

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑