Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de agosto de 2017

Curso Oficinão Finos Trapos

Grupo de Teatro Finos Trapos promove atividade teatral nos meses de setembro e outubro em Salvador. 



O Grupo de Teatro Finos Trapos investe em atividades de formação profissional, na área de artes cênicas e abre inscrições gratuitas, no período de 01 a 15 de setembro, para interessados que desejem participar da sétima edição do Curso Oficinão Finos Trapos, que será realizado na cidade de Salvador, 40h/aula. Serão ao todo 30 vagas e as inscrições serão realizadas através do site www.finostrapos.com.br.


O público alvo são jovens e adultos a partir de 18 anos, que já possuem algum envolvimento com a área teatral, sendo priorizada a participação de artistas do subúrbio ferroviário e estudantes da rede pública de ensino (básico ou superior). Neste sentido, os selecionados terão aulas teóricas e práticas distribuídas nos seguintes eixos: Eixo I - Colaboração no treinamento do ator; Eixo II – Dramaturgia da sala de ensaio; Eixo III – Gestão e produção colaborativa. Os interessados deverão ter disponibilidade para participar das aulas que ocorrerão de 18 de setembro até 18 de outubro, sempre as segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h, na Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho). Pretende-se ao final desta oficina a apresentação dos resultados para o público, numa mostra cênica, nos dias 20 e 21 de outubro no Teatro Gregório de Matos, além da oportunidade de dois alunos serem escolhidos para integrarem o elenco do novo espetáculo do grupo, com estreia prevista para março de 2018.


“Um misto de empolgação e desejo de reviver esse processo tão intenso que inevitavelmente marca todos os envolvidos. O Oficinão é uma celebração à filosofia de trabalho em grupo e o embrião de onde pode surgir outros coletivos.” Afirma Francisco André, membro do grupo. O curso Oficinão Finos Trapos é uma ação integrante do projeto Trilha de estórias nos Trilhos do Subúrbio Montagem do Espetáculo "Ponta de d´areia - Pedaço do Céu" do Grupo de Teatro Finos Trapos, selecionado no Edital Arte em Todo Dia - Ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) da Prefeitura de Salvador. O Oficinão teve sua primeira edição em 2008, com o objetivo de difundir os procedimentos de trabalho e práticas cênicas do grupo, sendo uma referência na área da Pedagogia do Teatro como ação de formação sistematizada por grupos teatrais na área da educação não-formal.  

O Grupo Finos Trapos trabalha no desenvolvimento continuado de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais e fomento das Artes Cênicas na Bahia. Seu teatro contemporâneo com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina já possui reconhecimento de público e crítica registrado nas indicações a Prêmios e aprovações em Editais Públicos Estaduais e Nacionais. Fazem parte do Fino Repertório os espetáculos: “Sussurros...” (2004), “Sagrada Folia” (2005), “Sagrada Partida” (2007), “Auto da Gamela” (2007), “Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor” (2009), Berlindo (2011) e “O Vento da Cruviana” (2014).



SERVIÇO

O que: Curso Oficinão Finos Trapos

Quando:  Setembro/Outubro de 2017

Quanto: Gratuito

Onde: na Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho).

Inscrições:  www.grupofinostrapos.com.br

Realização: Finos Trapos Produções

Apoio financeiro:  Edital Arte em Toda Parte - Ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) da Prefeitura de Salvador.

Crédito da imagem: (vide fotografia)

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑