Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de agosto de 2017

Experiência de sucesso do Cedeba com o Proced é ampliada

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) inicia segunda – feira (28) a Capacitação para o Cuidado e Educação em Diabetes Mellitus, momento  importante  do Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced)  que  chega ao quinto  módulo  - o primeiro foi em 2009 – e  atingirá  mais de sete mil pacientes de 16 municípios, incluindo  Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). A abertura será feita pela diretora do Cedeba, Reine Chaves Fonseca, às 9 horas, no Marazul  Hotel.

A programação da capacitação prossegue até quinta – feira (31 de agosto), em dois  turnos,  com  discussão de casos clínicos, exposição dialogada,discussões em grupo,demonstrações  sobre  temas de grande  importância na prevenção das complicações do diabetes como: nefropatia diabética,pé diabético, retinopatia Também  serão focados os esquemas para o tratamento do diabetes como  o tema “esquema atual do tratamento da DM tipo 2- Hipoglicemiantes orais até  insulinização plena”,que será apresentado  pela endocrinologista Reine Chaves.

PREVENINDO COMPLICAÇÕES

Referência nacional no tratamento de  diabetes e outras doenças endócrinas, o Cedeba  que iniciou a experiência do  Proced  com  o apoio do Ministério da Saúde e Organização  Pan Americana de Saúde (OPAS),  passou a contar, desde  2015, além da OPAS com a cooperação da World Diabetes Fundation (WDF). Na primeira etapa do Proced, foram  treinados profissionais da Bahia, de outros estados e  dos países de língua portuguesa  Moçambique e Guiné Bissau

A iniciativa capacitará pessoas para desenvolverem ações de prevenção até  2018, e também qualificará mais de 800 profissionais de saúde. Segundo a diretora fundadora do Cedeba, Reine Chaves, a meta é identificar 49 unidades da atenção básica para assistência ao diabetes, que “serão pontos de sustentação, evitando que pacientes sejam encaminhados desnecessariamente para o Cedeba”.

Segundo Reine Chaves Fonseca o PROCED será expandido para 79 unidades sentinelas em 16 municípios e a qualificação de 834 profissionais de saúde. Também são resultados esperados pelo projeto 10% de aumento  de hemoglobina glicada realizada anualmente (o exame dá a média da  glicemia dos últimos três meses); 40% de aumento da avaliação do  pé diabético nos pacientes cadastrados  nas  unidades sentinelas  ao final do projeto.Também  é meta   o aumento de 10% de exames de retina nos pacientes cadastrados nas unidades sentinelas ao final do projeto.

Segundo a diretora do Cedeba o Proced, ao focar na prevenção por meio do aumento do cuidado contribui para  reduzir  as complicações  do diabetes que incapacitam e reduzem a qualidade de  vida.

Nesta fase, além da implantação de ações de cuidado em 79 unidades sentinelas em municípios da Bahia, o Proced tem também como metas o monitoramento das ações do cuidado em diabetes nas 11 unidades do Projeto (módulos III e IV, realizado em 2014) e melhoria do cuidado em diabetes para  7075 pessoas na área de intervenção do Projeto.



Ascom Cedeba

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑