Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Explorando as frutas brasileiras: O cupuaçu

·         O cupuaçu é uma ótima fonte de energia e pode fazer parte de uma dieta saudável
·         O sorvete de cupuaçu é uma das possibilidades para explorar a fruta nos preparos culinários caseiros

São Paulo, setembro de 2017 –  O Brasil carrega uma variedade extensa de sotaques, etnias e climas, além do vasto cardápio de ingredientes, em especial, as frutas. “Sejam elas nativas ou vindas dos países colonizadores, já incorporam um caráter e um tempero único da multidisciplinaridade brasileira quando inseridas na alimentação cotidiana”, conta o antropólogo Raul Lody. O que em outros tempos não era possível, com a modernidade e facilidade no transporte, hoje o acesso a esse tipo de fruta é fácil em todo o Brasil, sendo uma oportunidade para inovar na cozinha.

 “As frutas, qualquer uma delas, possuem vitaminas e minerais variados, essenciais para o metabolismo energético. Uma boa dica é consumi-las in natura e também de maneiras diferentes”, explica a nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, Marcia Daskal.

Para começar, que tal o cupuaçu? Nativo do Pará, ele também se estende por grande área da Amazônia, sendo muito consumido no Maranhão. A sua polpa é quase sempre usada no preparo de doce em calda, recheio de bombons, cremes, geleias, sorvetes, tortas e bolos, justamente, por não ser comum in natura em outras regiões do país que não a região norte. Marcia Daskal diz que “o cupuaçu é uma ótima fonte de energia e pode ser consumido sem culpa e com equilíbrio”.

Abaixo, confira uma das possibilidades de receitas que podem ser elaboradas com a fruta amazônica: Sorvete!

Ingredientes:

·         Polpa de 5 cocos verdes;
·         300g polpa de cupuaçu;
·         200ml de água de coco;
·         1 xícara de açúcar refinado;
·         1 pitada de sal.

Modo de fazer: Coloque no liquidificador a polpa do cupuaçu juntamente com a polpa dos  cocos, o açúcar, o sal e, por último, a água de coco, que deve ser apenas o suficiente para bater. Bata até conseguir uma mistura homogênea. Coloque em um recipiente de vidro e leve para a geladeira por 8 horas. Depois disso, bata novamente a mistura, coloque num recipiente e leve para o freezer. Depois de 24 horas, já pode ser consumido. Você pode servir acompanhado com melado de cana.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑