Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Festa da Boa Morte fortalece turismo em Cachoeira


A programação da Festa da Boa Morte, que se realiza em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, tem seu ponto alto nesta terça-feira (15), quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora. 

Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte destaca-se como uma das mais importantes do calendário religioso do Estado, o que garante intenso fluxo turístico para o município (110 quilômetros de Salvador).

Os festejos da Boa Morte atraem muitos olhares porque contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista. Com força, perseverança e fé, elas criaram a Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte, confraria religiosa afro-católica responsável pela alforria de inúmeros escravos.

“Os festejos, realizados anualmente desde o século XIX, celebram a conquista da liberdade por homens e mulheres beneficiados pelo árduo trabalho da Irmandade. Dada sua importância histórica, despertam o interesse de turistas estrangeiros (norte-americanos, europeus e africanos), centenas de jornalistas,  operadores e agentes de viagens, lotando hotéis, pousadas, restaurantes e bares”, afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves.

As secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) da Bahia apoiam a realização do evento e comemoram o êxito da iniciativa. Segundo Jomar Lima, da Irmandade da Boa Morte, a expectativa é que o número de visitantes seja maior do que o registrado no ano passado, chegando a mais de 30 mil pessoas. Para ele, o apoio das secretarias foi fundamental e ajudou na divulgação da festa.

Este ano, a maior parte dos hotéis e pousadas de Cachoeira já está com 100% de ocupação para os dias do evento. É o caso da Pousada Identidade Brasil, que recebe principalmente visitantes da região Sudeste. Gerente da pousada, Elitânia de Souza destacou que eles devem ficar até sábado (18), para conhecer a cidade e seus pontos turísticos.

A festa da Boa Morte também fomenta o setor de alimentação da cidade, com um aumento no número de refeições servidas diariamente. Como a Pousada e Restaurante Pai Thomaz, que, segundo o gerente Daniel Santana, em um fim de semana comum serve cerca de 100 refeições diárias e no período do evento terá essa demanda triplicada.

Programação – Nesta segunda-feira (14), às 19h, será celebrada uma missa na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida por procissão na qual as senhoras negras da irmandade levam a imagem da santa às principais ruas da cidade. Na terça (15), a programação inclui alvorada, missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 10h, e procissão. A festa segue com samba de roda no Largo D’Ajuda, ao meio-dia e às 16h.

Na quarta (16), um saboroso cozido será servido ao som de samba de roda, às 18h, também no Largo D’Ajuda, enquanto que na quinta-feira (17) a festa será encerrada com a oferta de caruru e mais samba, às 18h.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑