Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

​Festival de cinema indígena desembarca em aldeia tupinambá

Após o sucesso do festival em Salvador, o Cine Kurumin chega ao sul da Bahia, em continuidade à programação que reforça a importância de mostrar filmes produzidos pelos próprios representantes da cultura indígena. O evento acontece durante cinco dias na Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro, com filmes que participam das mostras competitivas.

Na aldeia, o evento terá a participação da Rádio Tupinambá, que fará a transmissão da programação durante o festival, e recebe como convidado Anápuáka Tupinambá, coordenador da Rádio Yandê –  primeira rádio indígena web do Brasil.

O festival continua com a proposta de dar espaço aos representantes das culturas indígenas, apresentado discursos diretos dos seus realizadores. “Estamos muito felizes em receber a 2ª etapa do festival no território indígena tupinambá. Ela continua com o espírito de mostrar o processo do audiovisual através do nosso olhar, como aconteceu na 1ª etapa, em Salvador. Isso é muito importante para nossa luta indígena”, declara Jaborandy Tupinambá, articulador indígena.

A programação foi aberta na manhã desta quarta-feira (16), com os filmes 'Caboclo Marcelino', 'Surara – A luta Pela Terra Tupinambá' e a 'A Voz das Mulheres Indígenas', produções que fazem parte da Mostra Tupinambá. No período da tarde, os filmes Jasy Porã – Lua Bela, Ava Yvy Vera e A Terra do Povo do Raio serão exibidos dentro da Mostra Competitiva. A partir das 18h acontece a roda de conversa ‘Demarcação Já’, com o cacique Babau Tupinambá (BA) e Anápuáka Tupinambá (RJ). 'Osiba Kangamuke – Vamos lá criançada' e 'Índio Cidadão' encerram o primeiro dia, às 19h.

Mostra Nordeste

Filmes da Mostra Nordeste Indígena abrirão o evento no segundo dia do festival, a partir das 9h, entre eles 'A Importância e os Significados das Pinturas Pataxó' e 'Memórias Retomadas – Cacique Vado'. Pela tarde serão exibidos seis filmes que participam da Mostra Competitiva. À noite, 'Árvore de Sangue' e 'Taego Ãwa' fecham a programação de quinta (17)

'Índios no Poder', documentário que foi um dos 10 favoritos do 27º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, integra a programação do 3º dia do festival, além do longa metragem 'Belo Monte – Depois da Inundação', que retrata o impacto e o sofrimento da população local após a obra.

O penúltimo dia do evento terá a exibição de seis filmes que estarão participando da Mostra Competitiva e mais duas produções a partir das 19h. A 6ª edição do Cine Kurumin será encerrada com a exibição do premiado documentário 'Martírio', de Vincent Carelli, às 16h. A partir das 19h acontece a premiação, finalizando a 2ª etapa do festival de 2017.

O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado, gerido pelas secretarias de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz). A programação completa dos filmes está disponível no site do festival. 

Fonte: Ascom/Secult

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑