Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Final de semana de tempo chuvoso no litoral e seco no interior do Estado

As condições do tempo previstas para os próximos dias, que também inclui o último final de semana de agosto, deverão ser de poucas mudanças na Bahia, ou seja, serão influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características, atuando em áreas distintas. Na faixa centro-leste do Estado, onde a massa de ar seco continua perdendo força, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico deverão predominar, contribuindo para o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas regiões, principalmente naquelas mais próximas ao litoral, como no Recôncavo, Nordeste e Sul.

Além disso, um sistema de Alta Pressão próximo à costa da Região Sudeste devem intensificar estes ventos, resultando, assim, no aumento da nebulosidade e das chuvas nessas regiões. Mesmo assim, são nas localidades mais próximas ao litoral, onde estão previstos maiores volumes.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, estes ventos úmidos vindos do Oceano também deverão trazer chuvas, embora com menos intensidade. Com isso, o predomínio continua sendo de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessa faixa do Estado, as temperaturas se manterão mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 14ºC (nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas em torno de 32°C (em algumas localidades do Nordeste e Sudoeste).

Por outro lado, na faixa centro-oeste do Estado, que abrande as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco continua sendo o sistema que mais influencia o tempo. Com isso, o céu deverá se manter ensolarado na maior parte do período. Além de deixar o tempo seco, com umidade do ar podendo chegar aos 25% em algumas áreas, a permanência desse sistema também está refletindo nas temperaturas, pois a pouca nebulosidade nessas regiões contribui para que estas aumentem, principalmente no período entre às 10h e às 16h, quando as máximas poderão chegar aos 35°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 15°C.

É sempre bom lembrar que, a baixa umidade do ar poderá causar problemas, principalmente, para a saúde da população, a exemplo dos baixos índices previstos para os próximos dias nessas regiões (que deverão ficar em torno de 25%). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Assim, para minimizar possíveis danos é recomendado manter-se sempre hidratado.

Outro reflexo desse tempo quente e seco é o aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, tendo em vista que, na perda do controle do mesmo, este poderá trazer danos irreversíveis para a região.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico também continuam influenciando o tempo nos próximos dias, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas, na maior parte do período. Quanto às temperaturas, estas deverão ter poucas mudanças, ou seja, deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 30°C.

Maré

Entre os dias 25/08 (sexta-feira) e 27/08 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 05h e às 08hn e entre às 17h e às 20h, com valores variando de 1,6 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre à 11he às 14h e entre às 23h e às 02h (do dia seguinte), com valores variando de 0,2 a 0,8 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas com maior frequência em algumas localidades. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 25/08 (sexta-feira) e 27/08 (domingo), quando deverão variar de 09 a 10 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte da categoria de intensidade “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑