Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 12 de agosto de 2017

Final de semana do Dia dos Pais com poucas chuvas e temperaturas amenas

As condições do tempo previstas para este final de semana na Bahia, o qual se comemora o Dia dos Pais, continuarão sem mudanças significativas, pois a massa de ar seco seguirá predominando na maior parte do Estado.

No Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a atuação dessa massa de ar é mais evidente, a previsão é de céu ensolarado em praticamente todo o período. Essa condição contribui para a manutenção dos baixos índices de umidade nessas regiões, podendo atingir valores inferiores a 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais à saúde, já que o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Dessa forma, é recomendado manter-se hidratado.

Com essa previsão de tempo seco, há também um aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo em suas atividades diárias, uma vez que, no caso da perda do controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Essa massa de ar também deverá influenciar o tempo nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, porém com menos intensidade. Mesmo assim, ainda são os ventos vindos do Oceano Atlântico que poderão trazer mais umidade, aumentando a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral baiano.

Quanto às temperaturas, estas permanecerão elevadas (com máximas variando de 32ºC a 35ºC) no Oeste, São Francisco e Norte, sobretudo no período entre às 10h e às 16h, devido a pouca nebulosidade provocada pela atuação dessa massa de ar seco. O oposto ocorre no decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, quando estas diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 16°C.

As menores temperaturas do Estado são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas oscilando entre 11ºC e 19ºC, sendo estas típicas da estação (inverno). Vale lembrar que, com essa condição de tempo frio, há possibilidade de ocorrer neblina em algumas áreas dessas regiões, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer mais atenção aos motoristas durante esse período.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (com mínimas de 20°C e máximas de 29°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia, o que não deverá comprometer o lazer dos pais neste domingo.

Maré

Entre os dias 11/08 (sexta-feira) e 13/08 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 06h00min e às 08h00min e entre às 18h00min e às 20h00min, com valores variando de 1,7 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre à 00h00min e às 02h00min e entre às 12h00min e às 14h00min, com valores variando de 0,2 a 0,7 metros. As ondas previstas deverão ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar aos 3,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas com maior frequência em algumas localidades. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 11/08 (sexta-feira) e 13/08 (domingo), quando deverão variar de 08 a 10 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte da categoria de intensidade “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑