Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Flipelô coloca Salvador no calendário internacional de eventos literários

A partir da próxima quarta-feira (9), Salvador recebe a primeira Festa Literária do Pelourinho, a Flipelô. O evento vai colocar a capital baiana no cenário internacional de eventos literários com a participação de autores nacionais e de outros países, pesquisadores, críticos, estudantes e apaixonados pelo mundo da literatura. A programação é gratuita e conta com mais de 50 atividades que vão ocupar museus, teatros e diversos espaços do Centro Histórico com saraus, debates, oficinas literárias e outras atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil.

O escritor baiano Douglas de Almeida será uma das atrações da Flipelô. Nascido em Itabuna, no sul do estado, o autor tem poemas publicados em revistas, livros e antologias. Foi editor da revista “Sem Perfil” e organizador da mostra “La nueva generación de la poesía brasileña”, em Buenos Aires. Para ele a literatura do estado ganha energia e um novo fôlego com a festa literária.

“Sem dúvida, vai ser algo fantástico. Salvador é uma cidade turística, com uma cultura imensa em todos os sentidos, mas no Pelourinho a música e a dança tem uma força maior. Esse evento vai dar mais força para que a população baiana, jovens e adultos, e turistas conheçam mais sobre nossos escritores e nossa literatura, que é tão forte quanto a musica e a dança”, afirma, Douglas.

Um dos momentos mais aguardos da festa é a mesa ‘A Rua é Nóiz’, que será realizada no Espaço Sesc, no Pelourinho, na quinta-feira (10). O encontro terá as presenças do presidente do Olodum, João Jorge, e do rapper paulista, Emicida, com mediação da cantora baiana, Larissa Luz. Os três vão debater preconceito e protesto através da arte e da poesia. “Vamos falar sobre a musica social, da música negra de protesto na Bahia e no mundo, e como essa ajudou na formação de uma identidade afro-brasileira, de auto valorização”, explica João Jorge.

A iniciativa é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, com suporte do Serviço Social do Comércio (Sesc) e apoio financeiro do Governo do estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), do Ministério da Cultura e do Instituto CCR, através da Lei Rouanet.

Homenagem

O projeto celebra os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado com um a grande homenagem ao escritor baiano, que acontecerá em momentos como a Leitura Dramática da Obra Pastores da Noite, no dia 12 de agosto, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai, bem como na exibição de filmes como Quincas Berro D’Água na Sala de Arte Cine XIV. A programação completa pode ser conferida no site da Flipelô.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑