Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Hospital das Clínicas inaugura serviços de atendimento à população e de pesquisa avançada

A partir desta quinta-feira (24 de agosto), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/Hospital das Clínicas) terá sua capacidade de atendimento ao público ampliada e aperfeiçoada, com a inauguração de cinco serviços: uma unidade de tratamento intensivo (UTI) com 10 leitos, uma enfermaria pediátrica, uma unidade de hemodinâmica, a primeira etapa de reforma do centro cirúrgico e um novo e avançado centro de biologia molecular ligado à investigação de hepatites virais e outras doenças do fígado.

A Unidade de Hemodinâmica vai possibilitar a realização de procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos, para as especialidades de cardiologia, angiologia, gastroenterologia e neurologia. A expectativa inicial é de que o HUPES possa realizar 200 procedimentos por mês, com a previsão de dobrar esse número quando o serviço estiver funcionando também no turno noturno. A enfermaria pediátrica tem capacidade de internamento de 30 pacientes.

Já o Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux, mais um laboratório de biologia molecular aplicada às doenças do fígado financiado pela francesa Fundação Merieux no país, vai garantir  assistência a pacientes de hepatites virais e outras doenças, em associação com o atendimento no SUS.

Esse projeto no Brasil tem a coordenação do professor titular da UFBA Raymundo Paraná, que já garantira, no ano passado, a implantação de um laboratório semelhante no Acre, onde ele tem um largo histórico de serviços prestados para a expansão institucional da medicina e, especialmente, para a pesquisa de doenças hepáticas. O laboratório no HUPES será coordenado pelo professor Andreas Stöcker.

Deverão ser realizados no centro cerca de 150 testes por mês, em paralelo às atividades de formação de bioquímicos, biomédicos, médicos e farmacêuticos, que devem fazer da instituição uma referência para o norte e nordeste do Brasil.

Todos os serviços devem garantir melhores condições ao atendimento dos pacientes e incremento das atividades de ensino e pesquisa. O superintendente do HUPES, professor Antonio Carlos Lemos, enfatiza que as novas instalações, com investimentos de R$ 4,9 milhões, mostram a importância do convênio Ebserh/UFBA/MEC para o HUPES, órgão da UFBA vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑