Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Música clássica na periferia de Salvador

Apresentação de pianista renomado leva grande público ao Subúrbio

Um dos mais respeitados e aclamados pianistas brasileiros, o carioca Arthur Moreira Lima, 80 anos, encantou os moradores do Subúrbio na noite desta sexta-feira (25), com uma apresentação especial de música clássica e popular brasileira. O concerto aconteceu na Praça São Braz, em Plataforma, reunindo um público de diversas faixas etárias, durante uma hora e meia de show. A iniciativa faz parte do projeto Um Piano pela Estrada, patrocinada pela Brasilgás e apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e Prefeitura.

“Tocar nessa região da cidade é uma grande ideia. A música clássica é uma ilha de tranquilidade. Ao ouvi-la, a pessoa pode adquirir mais sensibilidade para a música, mesmo que ela não entenda muito do assunto”, disse Arthur, antes de subir no caminhão-teatro para interpretar obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Luiz Gonzaga. O evento da noite também contou com apresentação de um grupo e coral do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), sob regência do maestro Enoque Noberto.

O pianista já realizou aproximadamente 600 concertos gratuitos e ao ar livre a bordo do veículo em viagens por todo o Brasil durante 15 anos de atividade. Essa foi à terceira vez que Um Piano pela Estrada chega a Salvador. “É um projeto que é um dos mais importantes da minha vida. Me dá um enorme prazer executá-lo porque contribui para a cultura do meu país. Sobretudo eu vejo como as pessoas ficam agradecidas e encantadas com as apresentações. Isso não tem preço”, celebrou Moreira Lima. Para a realização do concerto, a Prefeitura disponibilizou, além da liberação do espaço público, banheiros químicos para a população e agentes para ordenamento do trânsito.

"Vamos estimular cada vez mais ações como essa no Subúrbio e outros pontos da cidade, levando música clássica para um público diverso e que, muitas vezes, não tem acesso a esse tipo de apresentação", afirmou o chefe de Gabinete da Prefeitura, João Roma, que marcou presença no evento ao lado da família e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco. 

O artista – Nascido no Rio de Janeiro, o pianista Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos e aos nove já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Ele ganhou destaque internacional no Concurso Chopin de Varsóvia e nos Concursos de Leeds, na Inglaterra, e Tchaikovsky, em Moscou. No currículo, Moreira Lima também acumula apresentações com as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim e outras.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑