Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Oficina gratuita de dança movimenta o cenário cultural de Salvador

No próximo dia 21 de agosto, o projeto Atitude Bahia abre inscrições gratuitas para oficinas de DanceHall, estilo musical popular jamaicano que nasceu no fim dos anos 70 e hoje se caracteriza por um DJ ou um “MC-jay” que canta e produz as próprias batidas com colagens de reggae ou com recursos musicais originais. A estrutura musical é enraizada no reggae embora os ritmos jogados digitalmente o tornem consideravelmente mais rápido.

As oficinas, que acontecerão no Espaço Xisto Bahia, nos dias 25, 26 e 27 de agosto e 01, 02, 03 de setembro, são voltadas para dançarinos e interessados e as inscrições realizadas através do site www.atitudebahia.com.br. Vagas limitadas.

As atividades serão ministradas pelo coreógrafo, produtor e dançarino Davi Barros (BA) e pela dançarina e coreógrafa Nayane Fernandes (GO), que trarão uma abordagem histórica e teórica, além de debates e rodas de conversas. Serão trabalhados com os participantes noções de espaço, direções, níveis e lateralidade, além de coordenação motora, ritmo, improvisação, fluência, musicalidade, agilidade e sensualidade. Tudo com base nos passos originalmente Jamaicano e estudos técnicos, criando uma relação com a musicalidade (na voz, na batida, na melodia).

Além das oficinas, o evento contempla a exposição fotográfica "Atitude Bahia" idealizada pelas fotógrafas Shai Andrade e Juh Almeida. Pensando o corpo enquanto matéria divina de vida e não somente de gênero, a exposição exalta a dança e suas reverberações poéticas no corpo dançante através de imagens que revelam a diversidade de estilos na cena da dança contemporânea e destacam a liberdade com que esses corpos ocupam/dançam (em) seus espaços, também de forma política. Ocupar é um ato político e o Atitude Bahia é uma ocupação de corpos livres. Visitação gratuita e aberta de segunda a sábado 9h às 19h, no foyer do Espaço Xisto Bahia

Sobre os ministrantes da oficina
Com formação técnica em Danças Urbanas no Brasil e no exterior, Davi Barros é professor de danças urbanas na Cia de jazz Viviane Lopes, na Escola contemporânea de dança e no Studio A – em Salvador. Participou de importantes festivais como o Festival Internacional de Curitiba e o Rio H2K e produz o FiNU - Festival iNsight Urbano. Nayane Fernandes é fundadora do grupo The Real e ministrou aulas por todo Brasil como: Goiânia, Mineiros, Porangatu, Brasília, São Paulo, Sorocaba, Três Rios, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e outros. Abriu shows do Afrika Bambata, Negra Li, Marcelo D2 e Gabriel o Pensador, além de atuar como professora particular do cantor Cristiano Araújo. Tem vasta carreira internacional e foi Integrante do Grupo Zeronation, conhecido pelo estilo diferente no dancehall, com a produção frequente de vídeos, batalhas e realizando vários shows por NY. Atualmente ministra aulas por todo Brasil e participou da Rock in Rio Dance Crew no Palco Street Dance no Rock in Rio 2015. 

Atitude Bahia é financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia e tem como proposta democratizar o acesso a essas técnicas possibilitando que dançarinos interessados em ampliar seus conhecimentos nessas estéticas tenham contato com profissionais de referência no cenário brasileiro, além de artistas baianos que têm se destacado na atuação profissional.

Serviço
O que: Oficinas Dance Hall | Projeto ATITUDE BAHIA
Quando: inscrições a partir de 21 de agosto
Quanto: Gratuito 
Informações e inscrições:  http://atitudebahia.com.br 
Fotos: Shai Andrade e Juh Almeida
Realização: PROJETO ATITUDE Bahia 
Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑