Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Salvador celebra Cultura Espanhola e Hispano-americana


Com entrada franca, evento movimentará o Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, a partir de 8 de agosto



O Instituto Cervantes de Salvador promove entre 8 e 12 de agosto, especialmente a partir das 18h30, a Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana. O objetivo é promover o intercâmbio e a informação sobre produções culturais de países como Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai e México, tendo como traço comum o idioma espanhol. Haverá exibição de filmes, exposição, conversas literárias, apresentações musicais e gastronomia, entre outras atrações. A entrada é franca.



A programação terá início em 8 de agosto, às 18h30, no Auditório do Cervantes, situado na Ladeira da Barra, com o Dia da Argentina. Haverá uma homenagem especial a Astor Piazolla, um dos mais renomados músicos latino-americanos, com direito a exibição do documentário “Sentiendo a Piazolla”, de Pablo Rho, seguida de uma conversa com o músico argentino Alejandro Silvio Jonhson.


A programação do Dia de Cuba, 9 de agosto, começa com uma homenagem ao poeta cubano Nicolás Guillen através de um encontro musical, poético e audiovisual. No Dia do México, 10 de agosto, será exibido o filme documental “El Labirinto de Octavio Paz”, produzido pelo próprio Instituto Cervantes, que aborda a trajetória do conhecido poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, pela conquista do Nobel de Literatura de 1990. Em seguida, haverá uma roda de conversa tendo como convidados a consulesa do México no Rio de Janeiro, Linda Marina Temoltzin, e o professor Antonio Nodal. Neste mesmo dia, às 20h30, haverá uma mostra dedicada ao turismo mexicano.



No Dia do Uruguai, 11 de agosto, haverá a exibição de um documentário sobre os 100 anos do famoso tango La Cumparsita, seguida de uma apresentação da cantora uruguaia Gabriela Morgare e do guitarrista Carlos Gómez, vindos especialmente de Montevidéo.  Finalmente, em 12 de agosto, sábado, Dia da Espanha, o programa terá início às 12h, com atividades infantis: exibição da película infantil “El Cid, la leyenda, de José Pozo, e contação de história com Sandra Domingas Peña. Às 15h, haverá apresentação do filme “Truman”, de Cesc Gay, seguida, às 17h30, da abertura da exposição “Miradas de los invisibles”, do pintor José Maria Rodriguez.



A cultura da Espanha será ainda celebrada com uma homenagem ao escritor espanhol Juan Goytisolo (que recebeu em 2018 o Prémio Nacional das Letras Espanholas, concedido pelo Ministério de Cultura de Espanha), a cargo do escritor Javier Escudero, às 18h30. No encerramento, às 20h, haverá uma apresentação musical e poética da Escola de Educação Percussiva Integral, coordenada pelo músico baiano Wilson Café com jovens do Cabula, seguida de sorteio de brindes e degustação de iguarias espanholas.



Serviço



Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana

Instituto Cervantes de Salvador/ Avenida Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. Informações: Tel.3797 4667

Período: 8 a 12 de agosto

Horário: a partir das 18h30

Entrada franca.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑