Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Terminal Químico de Aratu dobra abastecimento de combustíveis do Norte e Nordeste

Antecipação da concessão do Terminal Químico de Aratu dobra abastecimento de combustíveis do Norte e Nordeste

Investimentos de R$ 169 milhões, até 2026, vão ampliar em 48 mil metros cúbicos a capacidade da infraestrutura para abastecimento de combustíveis do terminal localizado no Porto de Itaqui (MA)

O Terminal Químico de Aratu (Tequimar), do Porto de Itaqui, no Maranhão, teve sua concessão prorrogada por mais 25 anos. Assinado nesta quarta-feira (23/8) pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, o documento também unifica os contratos de arrendamento e possibilita o investimento de R$ 169 milhões, até 2026, no Terminal. Originalmente, a prorrogação seria em 2024, mas foi antecipada. Por isso o concessionário terá que antecipar estes investimentos.

“A expansão da capacidade do terminal de granéis líquidos significa mais impulso para o desenvolvimento econômico da região, incluindo a geração de 400 empregos diretos e 1.200 indiretos,” afirma o ministro Quintella, explicando que a renovação antecipada vai ampliar os serviços de infraestrutura para abastecimento de combustíveis nas regiões Norte e Nordeste do país. Dentre as obras de melhorias previstas estão expansão da capacidade de armazenamento em 48 mil m³ (equivalente a 48 milhões de toneladas, com variações segundo a densidade da carga), o que dobra a capacidade atual; novas linhas de dutos; novo sistema de combate a incêndios; e um desvio ferroviário.

Em março deste ano, o Terminal da Tequimar foi qualificado na lista de empreendimentos públicos federais, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), para ter a prorrogação antecipada de seu contrato. Entre os sete projetos aprovados na segunda rodada do PPI, este é o segundo a ter seu contrato de prorrogação assinado.

Participaram da assinatura da antecipação da concessão representantes da Secretaria Nacional de Portos (SNP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e diretores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

TERMINAL PORTUÁRIO TEQUIMAR – O Terminal é o segundo maior em movimentação de granéis líquidos do Brasil. É conhecido por ser o pólo regional para atração de novos projetos e investimentos.
A área é composta por um parque de tanques interligados aos berços de granéis líquidos do Porto de Itaqui, por meio de um sistema de dutovias. O terreno está situado entre o ramal ferroviário sudeste, a avenida de acesso ao Porto e o trecho rodoviário de acesso ao terminal da Petrobras.
Fotos: Porto de Itaqui/Divulgação

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑