Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Trancoso e Caraíva recebem apresentações públicas do NEOJIBA

Em agosto, o projeto Turnê dos Núcleos do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) chega ao sul da Bahia. É a vez das formações musicais do Núcleo Trancoso circularem pelos distritos de Trancoso e Caraíva, em Porto Seguro. A Orquestra Jovem de Trancoso se apresenta no dia 1 de setembro (sexta), às 15h, na Igreja do Quadrado, e no dia 3 de setembro (domingo), às 10h, no projeto Formiguinhas, sediado no Mirante do Rio Verde, também em Trancoso. A entrada é gratuita. 

A turnê estreia dia 22 de agosto (terça-feira), às 10h, com um concerto didático da Orquestra Sinfônica Escola para o público atendido pelo Instituto Trancoso. As apresentações seguem até o mês seguinte e encerram com uma apresentação da Camerata do Núcleo Trancoso, dia 6 de setembro (quarta), às 15h, na sede da ONG Caraivaviva, no distrito de Caraiva. 

“Essa turnê é uma novidade para os músicos do Núcleo. Os concertos têm como objetivo integrá-los com a comunidade. Será uma participação para além da prática musical”, afirma Leilane Araújo, coordenadora do Núcleo Trancoso. O repertório da Turnê é composto por obras como Águas de Março, de Tom Jobim, Dança Russa, de Tchaikovsky, Quatro Momentos, de Ernani Aguiar, e Prelúdio de Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa Lobos. “Serão belíssimos concertos para um público diverso”, acrescenta a coordenadora.

Criado em março de 2011, o Núcleo Trancoso é o resultado da parceria com o Instituto Trancoso e conta com o patrocínio do Governo da Bahia e da Vivo, através do Programa Fazcultura. Este Núcleo atende 123 crianças e jovens, com idades entre 8 a 18 anos, todos moradores do distrito de Trancoso, pertencente ao município de Porto Seguro. O Núcleo conta com uma Orquestra Sinfônica, a Orquestra Jovem de Cordas de Trancoso, e também com outras formações musicais, como o quarteto de cordas, que realizam concertos por toda a região sul da Bahia.

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens - integrantes dos Núcleos do NEOJIBA - participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a outubro de 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA.

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, receber a Turnê. Em setembro, a Turnê dos Núcleos será realizada na região de Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro – mês de aniversário dos 10 anos do NEOJIBA – no bairro de Nazaré, em Salvador.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Turnês dos Núcleos do NEOJIBA
Núcleo Trancoso
Terça-feira (22 de agosto), às 10h – Orquestra Sinfônica Escola
Instituto Trancoso 
Endereço: Estrada para Trancoso s/ nº - Bairro Maria Viúva - Trancoso - Porto Seguro
Concerto Didático (Apresentação fechada)

Terça-feira (29 de agosto), às 17h – Orquestra Sinfônica Escola
Instituto Trancoso 
Endereço: Estrada para Trancoso s/ nº - Bairro Maria Viúva - Trancoso - Porto Seguro
Concerto Didático (Apresentação fechada)

Sexta-feira (1º de setembro), às 15h – Orquestra Jovem de Trancoso
Igreja do Quadrado (Igreja São João Batista)
Praça São João, s/n – Trancoso
Apresentação Pública

Domingo (3 de setembro), às 10h – Orquestra Jovem de Trancoso
Projeto Formiguinhas – Mirante do Rio Verde - Pastoral das Crianças
Mirante do Rio Verde, Pastoral das Crianças
Apresentação Pública

Quarta-feira (6 de setembro), às 15h – Camerata
ONG Caraivaviva 
Endereço: Rua dos Navegantes s/n, Caraiva
Apresentação Pública

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑