Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Unidades do Mutirão de Cirurgias atenderão até o dia 11 em Paulo Afonso

 Preparadas para realizar consultas e exames e pré-operatórios, as unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, ação do Governo do Estado realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Vila Poty, em Paulo Afonso, onde os atendimentos começaram nesta quarta-feira (8) e seguem até sexta-feira (11). Somente no primeiro dia foram 168 consultas médicas e 100 agendamentos para procedimentos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula).

 Realizando as ultrassonografias, o médico Genésio Almeida explica que mesmo os equipamentos estando instalados em um caminhão, são oferecidas as mesmas condições de realização dos exames que em uma unidade de saúde convencional. “O protocolo seguido é o mesmo. O tempo gasto só é menor porque já temos um direcionamento. É feito um exame confirmatório. Caso não exista indicação de cirurgia, já é dada alta. Se o problema for confirmado o paciente passa pela consulta com o cirurgião para verificar as condições da realização da cirurgia”, pontua Genésio Almeida.

Além da ultrassonografia, nas unidades móveis do mutirão, os pacientes fazem eletrocardiograma, feito através de telemedicina, que utiliza a tecnologia de transmissão dos dados coletados do paciente para uma central onde médicos especialistas emitem o laudo. Os que têm 45anos ou mais ainda passam por raio-x.

Margarida Maria dos Santos, moradora de Abaré, foi uma das que passou pelos exames e já saiu com o seu procedimento de vesícula agendado para o dia 20 de agosto. “Trabalho na roça e muitas vezes tive que parar o serviço por sentir dores. Com a cirurgia espero que isso acabe”, afirmou Margarida Maria. Quem também fará o mesmo tipo de procedimento é Maria Janaina Barros, moradora de Paulo Afonso. “A melhor coisa do Mutirão é poder acabar com o sofrimento das dores que as vezes nem me deixam dormir”, disse Maria Janaina.

Nesta etapa, além dos moradores de Abaré e Paulo Afonso, a população dos municípios de Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisa realizar cirurgias está sendo beneficiada. As cirurgias começarão as ser feitas a partir do dia 17 de agosto, no Hospital Municipal de Paulo Afonso.

 Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (ureia, creatinina, TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. O atendimento começa às 7h.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑