Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

X Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica

Braço Robótico para poda de árvores e Sensor Inteligente de curto-circuito são apresentados em Congresso na Paraíba

Projetos desenvolvidos pela Coelba estão expostos no Citenel, evento de Inovação Tecnológica do setor elétrico

O IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nos dias 2 a 4 de agosto, em João Pessoa, na Paraíba, apresentam as inovações e o resultado de pesquisas desenvolvidas pelas empresas de energia elétrica de todo o país.

O evento, que tem como tema central Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais,  realiza sessões técnicas onde são  apresentados os resultados alcançados nos projetos desenvolvidos nos Programas de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento - e Eficiência Energética, além de promover painéis com especialistas nacionais e internacionais para debater sobre temas estratégicos para a inovação e competitividade do setor elétrico brasileiro.

Entre os projetos da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está o Braço Robótico para poda de árvores. Desenvolvido pelo programa de P&D da concessionária, em parceria com o  Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Lactec e a Feergs - Ferramentas e Equipamentos Elétricos, o equipamento tem como objetivo tornar o serviço mais ágil, com menor custo e de maneira mais segura.  O Braço Robótico é integrado a um caminhão e manipulado através do controle remoto para fazer o trabalho de poda. A iniciativa tem previsão de entrar em testes ainda no mês de agosto  para entrar em operação em novembro.

Outra inovação, também em parceria com a Lactec, é o Sensor Inteligente para monitorar as linhas de distribuição da Coelba e detectar, em tempo real, curto-circuito e falta de energia. Os sensores ficam ligados nas redes elétricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação, reduzindo o tempo de atendimento para solução de problemas.  Hoje, a Coelba conta com mais de 400 conjuntos de sensores instalados no sistema elétrico baiano e disponibiliza a tecnologia para outras empresas do setor elétrico brasileiro. A Coelba já recebeu os primeiros royalties do primeiro lote de 3.000 sensores comercializados para a Eletropaulo, em São Paulo.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑