Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Agricultores familiares do município de Entre Rios são capacitados para construção de cisternas


Agricultores familiares das comunidades de Calçada Nova e Jatobá, localizada no município de Entre Rios, no Território Litoral Norte e Agreste Baiano, foram capacitados para a construção de cisternas. O curso, concluído nesta quinta-feira (14), foi promovido pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Foram capacitados 25 agricultores familiares baianos contemplados no edital socioambiental, além dos assistentes territoriais do projeto que devem reproduzir o conhecimento em suas localidades. 

A engenheira civil do Bahia Produtiva afirmou que o projeto de cisternas vem com o intuito de ensinar técnicas de armazenamento de água, para que as pessoas possam produzir melhor e as plantações serem mais bem-sucedidas: “A capacitação vem com intuito de ajudar a população a fazer um projeto bem feito com apoio do estado. Estamos aqui buscando ajudar e capacitar para construir não só essas cisternas, mas outras que porventura precisem mais adiante”. 

Para a presidente da Associação Rural de Calçada Nova, Ivonete Franco, a capacitação ajuda toda comunidade: “Fizemos um mutirão na comunidade para participar da capacitação. Recebemos informações de como construir as cisternas da forma correta e vamos passar o que aprendemos para o restante da nossa comunidade”. 

A capacitação resultou na construção da cisterna na propriedade do agricultor João Batista, que destacou que a chegada do projeto foi uma conquista da associação: “Inscrevemos nossa manifestação de interesse e fomos contemplados com galinheiros e a cisterna de produção. Muitos de nós são produtores, e vamos utilizar essa cisterna para produção de hortaliças e outras plantações, e a forma de construir e utilizar corretamente vai influenciar na nossa produção”.


A representante do setor de Capacitação do Bahia Produtiva, Mary Vânia, ficou satisfeita com o trabalho realizado.  “Lugar de gente linda, consciente e trabalhadora, assim são as pessoas das associações das comunidades rurais de Calçada Nova e Jatobá, que com entusiasmo fizeram as cisternas da casa de João, visando o bem estar da coletividade. Aqui a consciência coletiva e o poder de fazer e acontecer vem da capacidade de trabalho de todos e da vontade de uma vida melhor. É a existência dando o tom da consciência. A capacitação foi um sucesso!”

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑