Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Chefs ensinam pratos gourmet no primeiro dia do Festival da Primavera

O primeiro dia do evento Cozinha Show, que ocorre até sábado (23) na Praça Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no bairro do Rio Vermelho, atraiu olhares de curiosos e admiradores da gastronomia. O projeto integra pelo segundo ano consecutivo a programação gratuita do Festival da Primavera, promovido pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Como tema gastronômico, os chefs escolheram tratar sobre os "embutidos da cidade" nesta quinta-feira (21).

O chef Théo Tapioca, que comanda um restaurante no Acupe de Brotas, ensinou ao público um sanduíche de pernil suíno harmonizado com cubos de maçã, molho de mostarda, agrião in natura e pão francês. “Escolhi o pão francês porque é de mais fácil acesso a todos, a maçã por ser leve, e a mostarda, que embora não pareça, também é leve”, explicou. O chef comentou que uma peculiaridade deste prato é que ele leva um chucrute preparado no vinagre preferencialmente de maçã, açúcar e sal, que fica em maturação por uma semana na geladeira.

Chef e curadora do evento, Leka Hattori – que se apresenta nos próximos dois dias –, revelou que a grande novidade deste ano é uma nova perspectiva na preparação de alimentos. “Quero despertar a população para um melhor aproveitamento dos alimentos. Minha aula será como fazer um molho de tomate incrementado com a folha do rabanete, que normalmente vai para o lixo. Vamos usar também a parte branca da casca da melancia, e plantar várias sementes neste sentido”, frisou.

Além de aprender receitas surpreendentes, os participantes podem, ao final da aula, degustar os pratos. Para cada dia, são disponibilizadas 50 vagas para participação de interessados. Nesta sexta (22), o tema abordado será "frutas da cidade" e no sábado, a temática será "pimentas da cidade". Também no sábado, as crianças vão aprender a fazer uma salada no espetinho com molho de iogurte e hortelã, além de decoração para cupcakes.



Gestor da Saltur, Isaac Edington, afirmou que a inserção gastronômica na programação veio como forma de valorização e de impulsionar esta atividade econômica, que é tão forte em Salvador. “Temos várias atividades acontecendo em diversos pontos da cidade, e hoje é muito bacana a gente valorizar toda nossa tradição na culinária. A Bahia tem um apego com a gastronomia, está no DNA do baiano e a gente aproveita esse período do ano para valorizar esta arte”, finalizou.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑