Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 24 de setembro de 2017

Creasi comemora o Dia Nacional do Idoso

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realizará diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. As atividades serão iniciadas terça-feira (03), com palestra do Programa de Apoio ao Cuidador que abordará as relações de cuidado em pacientes idosos. 

Na quarta-feira (04), a Unidade abrirá exposição com obras produzidas pelos pacientes, em atividades terapêuticas; na quinta-feira (05), serão realizadas atividades nas Praças Do Creasi, sobre direitos da pessoa idosa; e na sexta-feira (06), os idosos assistirão ao espetáculo teatral “Meu quintal”, no Teatro do Sesc, no Pelourinho.

No Brasil são mais de 26,3 milhões de idosos, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população e a expectativa é que esse percentual aumente chegando a 34%, em 2060, de acordo com as previsões do Instituto. Na Bahia, são 1,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Desde a sua inauguração, há 18 anos, o Creasi contabiliza mais de 22 mil pacientes inscritos. A unidade está estruturada para atendimento geriátrico e gerontológico ambulatorial, acompanhando idosos frágeis ou aqueles em risco de fragilização encaminhados pela Rede Básica de Saúde. A Unidade também possui a Farmácia de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF) que disponibiliza medicamentos para diversas enfermidades.

O Creasi funciona no Centro de Atenção à Saúde (CAS), localizado na Av. ACM, s/n, térreo, Iguatemi. Atua no Conselho Estadual do Idoso, na articulação e apoio às questões relativas à Política Estadual do Idoso em todas as suas instâncias, em consonância com a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, e realiza treinamentos para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária, na rede SUS.

Uma data para reflexão

No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso, instituído para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, criando o Conselho Nacional do Idoso.

Ascom Creasi

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑