Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Explorando as frutas brasileiras: o taperebá e seus diferentes preparos na cozinha


Variar a alimentação com alimentos típicos do país é uma maneira de trazer mais equilíbrio e diversidade de nutrientes para dieta

São Paulo, setembro de 2017 – As frutas são consideradas importantes atributos da cultura brasileira, justamente por cada uma transmitir características de diferentes regiões do país e representar uma singularidade que merece ser saboreada. No caso do taperebá, além de ser encontrada no Brasil, principalmente na região da Amazônia, ela também se mostra presente em outras partes da América do Sul, podendo ser consumida de diferentes maneiras.

Para o antropólogo Raul Lody, a procura pela fruta pode ser explicada tanto por sua disponibilidade durante quase todo o ano, quanto por seu sabor ácido e ao mesmo tempo adocicado. “O brasileiro tem uma predileção a sabores mais adoçados, e a mistura da acidez a torna ainda mais irresistível, o que justifica também ela ser cada vez mais explorada na gastronomia contemporânea”, completa.  

Na região Nordeste o taperebá é mais conhecido como “cajá” e também é consumido por trazer benefícios ao organismo. “Rico em vitamina A e fibras, a fruta pode ser utilizada em diferentes receitas, já que sua polpa é cheia de carne”, explica a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Nutrição. Usualmente é encontrada na forma de sucos, geleias, sorvetes, batidas e até mesmo como acompanhamento de pratos salgados.

Mãos à obra

“Para experimentar ou relembrar esse pedaço brasileiro, a geleia pode ser uma boa pedida, pois além de ser fácil de preparar, fica deliciosa”, comenta Raul. Marcia Daskal ainda complementa, dizendo que “é importante procurar maneiras de aguçar o paladar, pois existe uma tendência em sempre procurarmos os mesmos alimentos, o que pode gerar falta de interesse pela própria alimentação”. Por isso, a nutricionista indica experimentar, de vez em quando, diferentes ingredientes e alimentos, para que a alimentação se torne mais divertida. Receita – Geleia de taperebá

Ingredientes:

·         400g de polpa de taperebá;
·         1 ½ xícara de açúcar refinado;
·         1 xícara de água;
·         2 colheres de sopa de xarope de milho.

Modo de fazer:

Numa panela, coloque o açúcar no centro e despeje a água ao seu redor . Acrescente o xarope de milho e a polpa de cajá, e em seguida leve ao fogo médio.Deixe reduzir até a metade. Depois disso, a geleia está pronta para ser saboreada!

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑