Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Festejos de Cosme e Damião mobilizam devotos e comércio

Festejos de Cosme e Damião mobilizam devotos e comércio popular 

Comemorado nesta quarta (27/09), o dia de Cosme e Damião é também conhecido por agregar fé e tradição. Os devotos dos santos gêmeos costumam pagar promessas e geralmente oferecem carurus como forma de agradecimento pelos pedidos atendidos. Muito além da culinária típica local, o caruru é visto também como um símbolo de crença da cultura afro-brasileira, o que chama a atenção para a riqueza da nossa cultura.

Neste período, é comum o aumento da procura pelos ingredientes do prato típico e pelas imagens dos santos, sobretudo nas feiras populares. “O mês todo vende muito por causa do caruru”, comenta o vendedor de quiabos da Feira de São Joaquim, Francisco Carlos. Já a comerciante Leda Nascimento acredita que o movimento aumente a partir desta segunda-feira. “Muitas pessoas fazem o caruru na quarta, então compram mais na véspera”, disse.


Tradição – Celebrados por católicos e adeptos do candomblé, Cosme e Damião são considerados protetores dos farmacêuticos, dos médicos, dos gêmeos e das crianças. Para os católicos, os santos eram dois irmãos gêmeos médicos que curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. No Candomblé, Cosme e Damião são conhecidos como orixás ibejis. Os devotos têm o costume de oferecer caruru, que é oferecido primeiramente aos santos e a sete meninos, representando os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑