Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ipac promove palestra e exibe documentário sobre Cosme e Damião


Na semana em que se comemora a tradição dos santos gêmeos, Cosme e Damião, o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) promove atividades sobre o tema. O historiador e Doté (sacerdote do candomblé jêje) Balbino do Carmo Cabral apresenta palestra nesta terça-feira (26), às 15h, sobre ‘As origens do caruru para São Cosme e Damião – significados da tradição africana, a influência católica e o modernismo nas celebrações’.

Antes disso, às 14h, acontece a exibição do documentário ‘Cosme e Damião Os Santos Gêmeos’, do programa ‘Bahia Singular e Plural’, da TVE Bahia. A programação inclui ainda brincadeiras tradicionais. O Cedom/Ipac está localizado na Rua Gregório de Mattos, nº 29, Pelourinho, em frente à Casa do Olodum.

No sincretismo religioso entre candomblé e catolicismo, tradicionalmente, no dia de Cosme e Damião é feita homenagem com um caruru, que inclui comidas para todos os orixás, e aos Ìbejì ou Ìgbejì, o orixá-criança. Já a palavra Êrê é denominada comumente para ‘crianças’. Ela vem do yorubá, eré, que significa ‘brincar’. Daí representar ‘brincadeiras’ e, no candomblé, é o estado entre o transe do orixá e consciência da pessoa. Mais informações podem ser obtidas com o Cedom, por meio do número 3116-6737 ou e-mail cepa.ipac@ipac.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Ipac

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑