Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Matheus Nachtergaele incorpora o eu-lírico da sua mãe poetisa

Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, ator presta uma homenagem e incorpora o eu lírico da sua mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele



A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 20 a 24 de setembro de 2017, a peça Processo de Conscerto do Desejo. O espetáculo é uma homenagem que o ator Matheus Nachtergaele faz à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

As apresentações ocorrem de quarta-feira a domingo, às 20h. No sábado e no domingo, também serão realizadas sessões extras, às 18h. Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da quarta-feira (20), na bilheteria da própria CAIXA Cultural, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

A peça teve sua primeira apresentação em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe poetisa, além das canções por ela adoradas.

Nesta segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há um ano na estrada, a peça já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

Fotos em alta resolução: http://bit.ly/ConscertoSSA

 SERVIÇO

Teatro: Processo de Conscerto do Desejo - com Mateus Nachtergaele
Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 - Centro

Data: 20 a 24 de setembro de 2017

Horários: quarta a sexta, às 20h | sábado e domingo, às 18h e 20h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Vendas: às 9h do dia 20/09

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado


Informações gerais | CAIXA Cultural Salvador:

(71) 3421-4200






Processo de Conscerto do Desejo | Por Matheus Nachtergaele
Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quantos 'concerto' e 'conserto'. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito.

Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha Mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em Processo de Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o acompanha. É só isso, se isso for pouco.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑