Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Núcleo CESA faz turnê em Simões Filho

Em setembro, o Núcleo CESA inicia seu projeto de circulação pelo município de Simões Filho. A estreia da Turnê do Núcleo acontece dia 20 de setembro, às 9h30 na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC). Os cerca de 40 integrantes que compõem a Orquestra e Coral Irmã Dulce ainda realizam concertos didáticos na Associação Cidade da Criança e no IFBA (Instituto Federal da Bahia).

“A turnê é marcada por diversidade de públicos e espaços. A primeira apresentação acontece em equipamento de grande circulação pelos cidadãos de Simões Filho e celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência”, afirma Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo CESA. O encerramento será no dia 6 de outubro (sexta-feira), às 14h, com uma prática social que possibilitará o intercâmbio entre o Núcleo e o Grupo de Percussão da ADESF (Associação de Deficientes de Simões Filho). “O bom trabalho realizado pelo grupo de percussão da ADESF mostra o quanto música é para todos e a todos acessível”, acredita Alexandre.

A turnê é uma novidade não só para os integrantes, mas também para Alexandre, que assumiu a função de coordenador do Núcleo há um mês. “O desafio foi estimulante. Pude observar a dedicação e compromisso de nossos integrantes e a sinergia promovida pelos jovens multiplicadores do Núcleo CESA”, conta ele. O repertório preparado inclui as obras Serenata para Orquestra de Cordas, de Norman Leyden, Mourão, de Guerra-Peixe, Quatro Momentos, de Ernani Aguiar e Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de Moraes (arranjo de Jamberê).

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens – integrantes dos Núcleos do NEOJIBA – participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a novembro de 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA.

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Durante os últimos seis meses, as Turnês dos Núcleos já passaram por Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Federação e Península de Itapagipe, em Salvador, e no interior do Estado em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Trancoso, distrito de Porto Seguro. Depois de Simões Filho, quem encerra o projeto é o Núcleo de Cordas Dedilhadas em outubro com apresentações.

Núcleo CESA
O Núcleo CESA está sediado no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Criado em 2011 em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Núcleo de Prática Orquestral e Coral funciona no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), mantido pela OSID. Mais de 250 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, estudantes do ensino fundamental I e II no CESA, participam das atividades. Para os iniciantes são propostas atividades de vivência e percepção musical. Já aqueles que se encontram num nível intermediário de aprendizagem são oferecidas aulas teóricas e prática orquestral coletiva de instrumentos de cordas, percussão e canto coral. As formações são a Orquestra Irmã Dulce e o Coral Irmã Dulce. 

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. 

SERVIÇO
Turnê do Núcleo CESA
20 de setembro de 2017 (quarta-feira), às 9h30
Orquestra Irmã Dulce – apresentação em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) – Rua Santa Catarina, Jardim São João de Deus, Simões Filho
Entrada gratuita

26 de setembro de 2017 (terça-feira), às 14h
Orquestra e Coral Irmã Dulce – Concerto Didático
Associação Cidade da Criança – Avenida Engenheiro Elmo Serejo Farias, Simões Filho

28 de setembro de 2017 (quarta-feira), às 15h
Orquestra Irmã Dulce – Concerto Didático
Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Simões Filho, Estrada SESI-SENAI, s/n, Pitanguinha, Simões Filho

06 de outubro de 2017 (sexta-feira), às 14h
Camerata do CESA e Grupo de Percussão da ADESF – Prática Social
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) – Rua Santa Catarina, Jardim São João de Deus, Simões Filho

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑