Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Osba celebra 35 anos e retoma série de grandes concertos no TCA

Neste mês, em que celebra seus 35 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) abre oficialmente a temporada de grandes concertos no próximo dia 14, às 20h, na Sala Principal do TCA, com a retomada da Série Jorge Amado. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do tenor Paulo Mandarino, como solista convidado, e do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira (6).

No repertório a ‘Sinfonia Fausto’, obra-prima do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), escrita em 1857 e inspirada na tragédia em versos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A obra narra a jornada de um homem amargurado que ‘vende’ sua alma ao diabo em troca da juventude eterna. A Sinfonia de Liszt é dividida em três movimentos construídos como “retratos psicológicos” dos personagens deste clássico da literatura alemã, começando por Fausto, torturado e dramático; seguido da sua amada Gretchen e, por fim, de Mefistófeles, representação do demônio, que não tem motivos musicais próprios, sendo caracterizado por deformações dos motivos de Fausto. 

Na parte final, um coro de 40 vozes e tenor entoando louvor, tendo entre seus versos, a frase ‘O eterno feminino nos levará para o alto’. Completa o repertório deste concerto a obra ‘Ritual’, do maestro e compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989).

Paulo Mandarino 

Nascido em Brasília, o tenor destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro. Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste. 

Trabalhou com maestros como Jacques Delacote, Isaac Karabtchevsky, Ligia Amadio, Roberto Minczuk, Marin Alsop, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Tibiriçá, nos maiores teatros brasileiros como Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Teatro Amazonas e Palácio das Artes. Compromissos recentes incluem Faust, em La damnation de Faust, de Berlioz, no Theatro Municipal de São Paulo e a 9ª Sinfonia de Beethoven na abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Fonte: Ascom/Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑