Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

PF deflagra operação contra grupo que roubou R$ 1,3 milhão de clientes da Caixa

 A PF divulgou imagens dos materiais utilizados para falsificação de documentos de clientes da Caixa

Operação Duas-Caras foi deflagrada na manhã desta sexta-feira contra quadrilha em três estados do País; funcionário do banco participava de esquema que mirava clientes com contas poupança "recheadas". Entenda:

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), a Operação Duas-Caras contra um grupo criminoso especializado em roubar clientes da Caixa Econômica Federal. A quadrinha teria realizado, entre outras coisas, crimes de furto qualificado, estelionato qualificado, peculato e uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa. A operação acontece nos estados do Paraná, Santa Catarina e Paraíba.

De acordo com a PF , pelo menos 150 agentes estão nas ruas cumprindo 56 mandados judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão temporária, seis mandados de prisão preventiva. Do total de 13 mandados de prisão, pelo menos 12 haviam sido cumpridos até a metade da manhã de hoje. Uma das detenções já cumpridas foi a do ex-funcionário da Caixa, capturado na capital paraibana, João Pessoa. 

Os outros mandados expedidos eram seis de sequestro de bens e um de suspensão do exercício da função pública por equiparação. Isso porque o grupo criminoso, estruturado e organizado, contava com a ajuda de um funcionário do banco estatal.   

Ainda segundo as informações da Polícia Federal, o funcionário suspeito pesquisava e identificava algumas contas poupança de clientes da Caixa que possuíam grandes saldos e que não apresentavam histórico de retiradas. Depois disso, repassava os dados dos clientes ao líder do grupo criminoso investigado. 

Desse modo, com as informações das "potenciais vítimas" em mãos, os criminosos falsificavam documentos. A complementação dos dados necessários era possível por causa da diversidade de "profissionais" que formavam o grupo, que possuíam acesso a um banco de dados dos clientes do banco.  

Por fim, os investigados entravam em contato com a central de cartões da Caixa e, se passando pelos clientes, informavam a “falsa” perda do cartão bancário, fato que gerava um novo envio. Normalmente, os cartões eram retirados nos centros de distribuição dos Correios com uso de documentos falsos, e assim se iniciava uma série de saques nos caixas eletrônicos, compras em débito, além de saques e transferências na boca do caixa, até que o dinheiro nas contas se esgotasse ou o crime fosse descoberto.

Entre as vítimas, há aposentados, empresários e um jogador de futebol, segundo apurou a RPC , afiliada da TV Globo. 

Nome da operação
A PF chamou a operação deflagrada hoje em referência a atuação do funcionário da Caixa investigado, que “age de um jeito ou de outro dependendo com quem está”, o que torna a pessoa conhecida por ser Duas-Caras. 

Fonte: Último Segundo - iG 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑