Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Segunda Feira do Livro celebra o alemão, o espanhol e o francês

Evento inclui leitura cênica com o ator Marcelo Praddo de obra do escritor alemão Paul Ingendaay, que participa de bate-papo com o escritor Evanilton Gonçalves

Comemorado no mês de setembro, o Dia Europeu das Línguas é uma iniciativa que encoraja as pessoas, em todo o mundo, a aprenderem novos idiomas. Este movimento é motivado em Salvador por três instituições que resguardam e promovem culturas de países do velho continente: o alemão Goethe-Institut, o espanhol Instituto Cervantes e a Aliança Francesa. Para festejar a data, juntos, eles realizam a Segunda Feira do Livro, um evento que celebra as línguas e estimula que mais soteropolitanos tenham acesso aos patrimônios simbólicos dos países que representam. A programação acontece nos dias 22 e 23 de setembro (sexta e sábado), no Goethe-Institut Salvador-Bahia (Corredor da Vitória), aberta ao público.

Sarau, filmes, leituras, bate-papo e venda de livros vão aprofundar o contato do público com o alemão, o espanhol e o francês. A Feira do Livro comercializa exemplares das bibliotecas e coleções de cada instituição, a preços reduzidos – e toda arrecadação será revertida em benefício do Espaço Cultural Comunitário Pierre Verger, localizado no Engenho Velho de Brotas. Os interessados poderão experimentar outros sistemas de comunicação e se arriscar neste amplo universo. Goethe, Cervantes e Aliança praticam, assim, seus propósitos de fortalecer as relações com o Brasil e o mundo, disseminando suas expressões e tradições enquanto reconhecem a importância de trânsitos globalizados, plurais e interculturais.

Na agenda, o primeiro dia de atividades (22 de setembro, sexta-feira) começa às 14h com a abertura da Feira do Livro, que se encerra às 18h. Às 15h, serão exibidos trailers de filmes e, às 16h, curtas-metragens, nos três idiomas. O segundo dia (23 de setembro, sábado) se inicia às 9h da manhã e segue até as 18h, com intervalo de almoço das 12h às 14h. Mais curtas-metragens serão apresentados, a partir das 10h30. Às 16h30, haverá uma leitura cênica de conto do jornalista e escritor alemão Paul Ingendaay, seguida de bate-papo. Às 17h30, um sarau com Ute Jolowicz e Caetano Tropiano encerra o evento.

LEITURA CÊNICA – Residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, sendo bolsista da Robert Bosch Stiftung, Paul Ingendaay, jornalista e escritor alemão com diversos livros de ficção e não-ficção publicados, apresenta na Segunda Feira do Livro a sua coletânea de histórias “Die Nacht von Madrid” (Piper, 2013) – em português, ‘A Noite de Madrid’. Um dos contos que integra o livro, “Kopfsteinpflaster” (‘Calçada de Paralelepípedos’), será interpretado em leitura cênica pelo ator Marcelo Praddo, numa tradução em português. Na sinopse, dois viajantes se encontram em um avião num voo de Madrid para o norte da Espanha: um homem e uma mulher. Assento do corredor e assento do meio. Ambos não se conhecem, mas algo os liga. A mulher tem medo de avião, o homem tem problemas cardíacos. O conto aborda como duas pessoas entram em contato uma com a outra, ouvem-se, consolam-se. Um desses encontros aleatórios da vida, de estranhos para confidentes e companheiros de destino.

Paul também fará leituras no idioma original, alemão. Depois, abre-se um bate-papo sobre o processo criativo de prosa ficcional, com participação do escritor baiano Evanilton Gonçalves, graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Língua e Cultura pela mesma instituição e autor de “Pensamentos supérfluos: coisas que desaprendi com o mundo” (ParaLeLo13S, 2017).

Segunda Feira do Livro
Em celebração ao Dia Europeu das Línguas
Quando:
22 de setembro (sexta-feira), das 14h às 18h
23 de setembro (sábado), das 9h às 18h
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia
(Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Entrada franca
Realização:
Aliança Francesa Salvador | Goethe-Institut Salvador-Bahia | Instituto Cervantes Salvador

PROGRAMAÇÃO
Em todo o horário de funcionamento:
Venda de livros (em alemão, espanhol e francês) a preço de feira
23 de setembro
14h00: Abertura
15h00: Trailers de filmes em alemão, espanhol e francês
16h00: Curtas-metragens em alemão, espanhol e francês
18h00: Encerramento
24 de setembro
09h00: Abertura
10h30: Curtas-metragens em alemão, espanhol e francês
12h00 às 14h00: Intervalo para almoço
16h30: Leitura cênica de “Kopfsteinpflaster”, conto do livro “Die Nacht von Madrid”, do alemão Paul Ingendaay. Interpretação do ator Marcelo Praddo. Seguida de bate-papo sobre o processo criativo de prosa ficcional, com participação do escritor baiano Evanilton Gonçalves.
17h30: Sarau com Ute Jolowicz e Caetano Tropiano
18h00: Encerramento

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑