Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Terceira noite do Festival das Baleias terá shows gratuitos em Prado

 A programação do Festival das Baleias, evento que vem promovendo atividades culturais e debates científicos em torno da preservação marinha no Extremo Sul da Bahia, realiza, na noite desta sexta-feira, 8, uma série de atividades culturais, que inclui feira de artesanato, apresentações de artistas locais e shows da banda Estakazero, DJ Leandro Rallo e da cantora Clariana Fróes, com seu projeto. Amy Reggaehouse. Os shows começam às 22 horas, na Arena Jubarte, localizada na Praça da Matriz. O acesso é gratuito.
 Com 16 anos de estrada, a banda Estakazero apresenta marcas da cultura nordestina no som da sanfona, no toque do triângulo e, também na escolha dos cenários e dos figurinos das apresentações. Para esta terceira noite do Festival das Baleias, a banda apresentará ritmos como o baião, o galope, o arrasta pé e o xote, além de influências do reggae. Uma ótima programação cultural não só para os pesquisadores e estudantes que participam do Simpósio do Mar, evento científico que integra a programação do Festival, mas também para cidadãos de Prado e turistas que estão curtindo a cidade neste feriadão da independência.


A força do artesanato - Em toda a extensão da Praça da Matriz, artesãos aproveitam a movimentação de turistas para expor suas obras. São telas, esculturas, artesanato feito em tecido, madeira e até licor. Vânia Jordão, artesã da cidade de Mucuri, revela que é bióloga de formação e sempre se inspirou na biologia marinha para confeccionar seus artesanatos. São espelhos, tiaras, porta-retratos camisetas e uma série de assessórios feitos com conchas e animais marinhos de biscuit. “É a primeira vez que participo do Festival das Baleias e acho legal também a realização dos cursos. Isso é o diferencial. Além dos turistas, os estudantes que vieram para participar dos cursos visitam a feira de artesanato e se interessam por nossos produtos”, destaca.

Um dos destaques da feira é o licor artesanal feito por Samir Ramos e Nailton Silveira. Eles contam que começaram a fazer e vender para conseguir uma renda extra. Hoje já produzem 95 sabores diferentes de licor através do processo de decantação e infusão. Os sabores variam dos mais comuns, como jenipapo, caju e jabuticaba, aos inusitados, como camomila, hibisco e coquinho xandó. “O licor é o único na região. Demora cerca de sessenta dias para ficar pronto. Um dos nossos grandes sucessos é o licor feito com o coquinho xandó, fruta nativa do nosso litoral e faz o maior sucesso”, revela Nailton.

Jussara Padilha, presidente da Associação dos Artesãos de Prado, explica que o município conta, atualmente, com quarenta artesãos associados que têm seus produtos mais procurados em janeiro, período de veraneio. Para ela, realização do Festival das Baleias ajuda a movimentar a economia criativa e levar o artesanato pradense  para outras regiões do país. “A realização desse festival é importante para a divulgação do nosso trabalho e, também, é legal por conta do apoio que recebemos para estar aqui”, afirma.

Educação Ambiental - Quem também marca presença no Festival das baleias é a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que montou um stand para apresentar toda a diversidade do ecossistema do arquipélago de Abrolhos, composto por cinco ilhas, e o trabalho desenvolvido pelo instituto. “Além da observação das baleias em seu ambiente natural, quem visita Abrolhos, conhece uma grande variedade de vida marinha, participa da palestra sobre a importância do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e pode fazer o mergulho de apneia e o mergulho com cilindro”, explica a monitora ambiental Maria Bernadete Silva Barroso, que estará à disposição dos visitantes, junto com sua equipe, durante todo o festival, para esclarecer sobre o passeio de barco para observação das baleias jubarte.

A programação do Festival das Baleias segue até domingo (10/09) e é uma realização do Instituto RedeMar, com apoio da Prefeitura Municipal de Prado e do Governo do Estado, através da Bahiatursa, das Secretarias Estaduais de Turismo e do Meio Ambiente e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Veja o vídeo da banda Estakazero: https://youtu.be/xa8fk6cmaAE
Fotos: https://flic.kr/s/aHsm44bEwC

SERVIÇO
O Quê: Atividades culturais no 4o Festival das Baleias
Quando: sexta-feira (08/09)
Onde: Praça da Matriz - Prado - Bahia
Ingresso: Gratuito

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑