Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ultimo final de semana de inverno com chuvas fracas no litoral

As condições do tempo previstas para a Bahia nesse ultimo final de semana de inverno seguirão sem grandes mudanças. No centro-oeste e norte do Estado ainda é a massa de ar seco que manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além disso, essa massa de ar contribui para deixar as temperaturas elevadas nessa faixa (com máximas podendo chegar aos 36°C em algumas localidades), bem como os índices de umidade relativa reduzidos (podendo atingir valores abaixo de 30%).

Essa condição de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta as chances de ocorrer queimadas. Assim, é necessário cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, já que uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízos materiais e ambientais para essas regiões.

Por outro lado, devido à contínua atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, é na faixa centro-leste que há maior formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Nordeste e Sul. Na Chapada Diamantina e Sudoeste também não se descarta a possibilidade de chuvas fracas, porém em áreas isoladas. As temperaturas nessa faixa deverão oscilar entre mínimas de 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 31°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas irão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e de curta duração.

Maré

Entre os dias 15/09 (sexta-feira) e 17/09 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 00h e as 02h e entre as 12h e as 14h com valores variando de 2,0 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 06h e as 08h e entre as 18h e as 20h, com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a forte, com altura máxima podendo chegar aos 3,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 15/09 (sexta-feira) e 17/09 (domingo), quando os IUV deverão variar de 10 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑