Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Agricultores familiares baianos melhoram sua produção com assistência técnica e extensão rural


Aproximadamente 80 mil agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais do estado da Bahia estão sendo atendidos pelos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), do Governo do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O serviço é executado diretamente por técnicos da Bahiater e em parcerias com entidades executoras de ATER selecionadas por chamadas públicas e prefeituras municipais. 

A comunidade de Baixas, no município de Euclides da Cunha, é uma das atendidas pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas), selecionada por meio de chamada pública para a prestação de serviço de ATER no Território Semiárido Nordeste II.

Maria Silva, agricultora da comunidade, ressalta que viver e trabalhar com produtos de qualidade, sem o uso de agrotóxicos, oferecendo às famílias um alimento saudável, é gratificante: “O que eu não desejo para mim, não desejo para os outros. Porque hoje muitas doenças acontecem por causa desses
venenos nos alimentos. Com a ajuda da ATER, recebi orientações para produzir remédios naturais, o que para mim foi ótimo, para combater as pragas sem utilizar veneno”. A gestora da Bahiater, Célia Watanabe, observa que, no processo de produção da agricultura familiar, a formação dos agentes de ATER é um elemento importante, por isso, a Bahiater está promovendo o Formater, um programa de
formação voltado para técnicos da Bahiater, das entidades parceiras e das prefeituras. A ação tem o objetivo de qualificar, ainda mais, esse serviço, que vem sendo ampliado, para atender mais agricultores e agricultoras familiares em todo o estado da Bahia.

“Com a ATER, os agricultores familiares têm acesso a políticas públicas importantes, a exemplo do Garantia-Safra, e da emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A ATER é a ação mais transversal da SDR, é a porta de entrada de todas as outras políticas públicas”, destaca
Watanabe. 

De acordo com a técnica em Agropecuária, Gleicia Almeida, que atende famílias das comunidades rurais Barreiro, Baixas, Pedregulho e Queimado Raso, a ATER no município de Euclides da Cunha é relativamente nova, mas os resultados obtidos são cada vez melhores: “O acesso à informação
possibilita aos agricultores a obtenção de melhorias nas propriedades e na qualidade de vida das famílias”. 

Segundo Gleicia, muitos resultados já podem ser vistos, a exemplo do controle de pragas e doenças no cultivo de hortaliças, que é uma das principais atividades dos agricultores e agricultoras familiares atendidos. As orientações  possibilitam o acesso ao crédito rural, para investimento em melhoria das estruturas na propriedade, o armazenamento de alimentos para períodos de escassez, implantação de reserva estratégica de palma forrageira, castração de ovinos, melhoria no sistema de criação de galinha caipira, entre outras ações.

Diagnóstico local
Para a execução da ATER, inicialmente, é realizado um diagnóstico geral das famílias e das comunidades. Em seguida, é elaborado um plano produtivo sustentável para as atividades coletivas, a exemplo da realização dos dias de campo, e individuais. Durante as visitas são realizadas as orientações técnicas de acordo com a necessidade de cada família.

Com o serviço de ATER nas comunidades atendidas, todas as pendências relacionadas à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) foram resolvidas com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, que disponibilizava um espaço para a realização de entrevistas e preenchimento dos documentos.

Os técnicos contam ainda com a parceria de associações e outras instituições voltadas à agricultura familiar. O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) também já foi realizado em grande parte das propriedades, com orientação sobre Regularização Ambiental, preservação do meio ambiente.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑