Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Camaçari recebe Cadastro de Usuário de Água

Os técnicos da Ambientagro Engenharia Ltda, empresa contratada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizaram nesta segunda-feira (03), o cadastramento dos usuários de água da comunidade de Cascalheiras, zona rural de Camaçari. O Cadastro de Usuário de Água é obrigatório e auxilia o Estado conhecer os diversos usos dos recursos hídricos e possibilita a melhoria das práticas de captação (superficial e subterrânea), consumo, lançamento de efluentes, barramento ou intervenções no recurso hídrico. 

De acordo com a coordenadora de campo da empresa, Karine Costa, "o cadastramento é obrigatório. Os usuários de água precisam abrir as portas para os cadastradores. Dessa forma, eles contribuem para que o Estado faça uma melhor gestão dos recursos hídricos e que todos tenham direito de usufruir da água para as suas devidas necessidades".

Um dos moradores cadastrados na comunidade de Cascalheiras, localizado na Zona Rural de Camaçari, que faz captação de água através do poço, pontuou a importância de se fazer uma gestão dos recursos hídricos. De acordo com Rivelino Alves, "todos nós precisamos de água. As pessoas precisam consumir água de maneira correta. Eu enxergo esse cadastro como garantia da água".

Além do cadastro realizado através da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), no endereço www.sistema.seia.ba.gov.br. 

Receba bem o cadastrador

O cadastrador é um técnico, do próprio Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, ou atualmente da empresa Ambientagro Engenharia Ltda., devidamente identificado e treinado para coletar as informações sobre a captação (superficial e subterrânea), lançamento de efluentes, barramento ou intervenções no recurso hídrico. Os documentos necessários para o preenchimento do formulário são cópia da carteira de Identidade, CPF, CNPJ para empresas, além do endereço e ,finalidade do uso e vazão utilizada, dentre outras. No caso de captação de água por poço, será necessário uma cópia do perfil do poço ou teste de bombeamento.

O procedimento é gratuito e está sendo realizado em visita aos empreendimentos (indústrias, fazendas, etc) e nas residências que utilizam água, exceto aquelas que são abastecidas por concessionárias (Embasa, Centrais de Abastecimento, Prefeituras Municipais) ou que utilizam água armazenada da chuva.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑