Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Começou o Mutirão de Cirurgias em Ribeira do Pombal


Nesta quarta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, esses profissionais que atuam no Mutirão de Cirurgia falaram das responsabilidades com os pacientes atendidos no programa.  

De acordo com o cirurgião geral Ítalo Mascarenhas, que faz parte da equipe do Mutirão que atenderá os pacientes de Ribeira do Pombal e de municípios vizinhos de hoje (18) até sexta-feira (20), eles estão trabalhando com um público que precisa ser ouvido, ser entendido e ser orientado,  pois não é apenas a questão da saúde, existem também  questões sociais envolvidas. “E muitas vezes eles não têm noção do seu problema de saúde, da gravidade, da necessidade de se realizar uma cirurgia”, pontua o médico.  E acrescenta que para isso precisa ter uma sensibilidade e empatia para identificar essas necessidades. E ele finaliza dizendo que é “muito gratificante poder aliviar um pouco o sofrimento do paciente”.

Para Genésio de Almeida, há 11 meses no programa, com uma média de 120 exames de ultrassonografias realizadas por dia,  embora cansativo, é uma sensação de dever cumprido e de agradecimento por ver o paciente sair satisfeito, com sua cirurgia agendada e “você ter dado sua contribuição para que isso acontecesse”.

Mutirão de Cirurgias
A iniciativa é um programa do Governo do Estado, viabilizado por meio da  Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o objetivo de percorrer todo o interior oferecendo as seguintes cirurgias: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. E, de hoje (18) até sexta-feira (20), as unidades móveis do Mutirão ficarão estacionadas no Centro de Saúde, em Ribeira do Pombal, para atender pacientes de 15 municípios da região.

A equipe fará consultas e exames pré-operatórios como ultrassonografia, raio X e  eletrocardiograma, sempre das 7 às 17 horas.  Já os procedimentos cirúrgicos  começam a partir do dia 21, no Hospital Santa Tereza.

Recomendações para o atendimento

Para ser atendido no Mutirão, os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.

No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço:http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Ascom Sesab

1 comentários :

Anônimo

Quero primeiramente agradecer a deus segundo a equipe do mutirao ao prefeito Ricardo Maia que junto com o governo da Bahia trouxe para ribeira pombal onde tive a oportunidade de fazer uma cirurgia de hérnia que luto a dois anos e não consegui agora através do mutirao estou operada e mim recuperando e bem graças a Deus.

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑