Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Distritos Sanitários promovem ações de prevenção à Sífilis Congênita


Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no próximo sábado (21). Em alusão ao tema, durante todo o mês de outubro estão sendo intensificadas ações de prevenção à sífilis nos doze Distritos Sanitários de Salvador. No município, em 2016 foram confirmados 818 casos de sífilis congênita, e em 2017, de janeiro a setembro, 436 casos. Em relação à sífilis em gestante, ano passado foram confirmados 688 casos, a maior parte deles através da rotina do pré-natal, e este ano, até o presente momento, 457 gestantes foram diagnosticadas.

“Para cada dois homens, infelizmente, uma mulher é infectada. É preciso que a sociedade esteja ciente de que a infecção pode ficar sem apresentar sintomas durante muitos anos, ou seja, a pessoa permanece infectada e ainda transmite, sem saber o que está fazendo. Por isso, é importante o uso da camisinha e estar sempre fazendo o teste rápido, bem como, o pré natal” afirma, Helena Lima, Coordenadora do setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde.

As 112 unidades de saúde do município estão realizando abordagem e orientações sobre cuidados, prevenção e tratamento das DST com ênfase na Sífilis, além da realização de Teste Rápido e dos Serviços de Atenção Especializados (SAE). Toda a gestante acompanhada no pré-natal realiza testagem para sífilis e outras DSTs, além de ser estimulada a presença do companheiro, através do Pré Natal do Homem e Sábado do Homem.

O Dia Nacional é um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate à sífilis, entretanto, as atividades de prevenção ocorrem durante todo o ano em um processo contínuo em todo o município de Salvador.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑