Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Estafa pode prejudicar desempenho de concorrentes no ENEM

Psicóloga do Hapvida alerta para os cuidados que devem ser tomados quando se há o excesso de atividades praticadas no dia a dia


A estafa, popularmente conhecida como cansaço físico ou mental decorrente das atividades diárias, começa a surgir quando o indivíduo expõe seu corpo ou sua mente de forma exaustiva às situações de pressão ou inadequadas, em um período excessivo. No dia a dia, conflitos familiares, problemas profissionais e até mesmo a pressão que os estudantes sofrem para serem bem classificados nos vestibulares podem levá-los ao quadro de esgotamento físico e emocional, o que compromete o desempenho em diversas atividades.


Entre os mais afetados com essa doença estão os estudantes que, durante todo o ano, se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os vestibulares das universidades e faculdades particulares. Isso é decorrente de noites de sono perdidas, sem o descanso adequado, para focar nos estudos. A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida, explica que existem a estafa física e a mental que, no caso dos estudantes, é a que melhor se adequa. “O principal sintoma da estafa mental é quando o sujeito não consegue alinhar seus pensamentos de forma clara ou não consegue raciocinar como fazia antes. Isto acontece porque ele se sente pressionado a resolver determinada tarefa, podendo desencadear quadros de apatia, ansiedade, irritabilidade, insônia, déficit de atenção e memória”, explica.

Quando a doença está em grau mais avançado e não há o tratamento adequado, podem ocorrer outras complicações ainda mais sérias. “A fadiga, como também é conhecida a estafa, pode causar hipertensão, ansiedade, fobias, gastrite e até mesmo a depressão”, alerta a especialista.

É importante destacar que a estafa mental está ligada à física e uma pode desencadear a outra. A orientação é respeitar o corpo e a mente. “Recomendo buscar atividades que possam devolver o equilíbrio corporal e mental como meditação, yoga ou até mesmo uma atividade física, tudo de acordo com o que o indivíduo mais se adequar. Para os candidatos ao ENEM, o segredo é procurar equilibrar as atividades entre os estudos e o lazer”, finaliza a Dra. Sarah Lopes.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑