Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Exposição no Museu Udo Knoff inicia homenagem da Dimus/Ipac às crianças

Nesta terça-feira (10), foi aberta a exposição ‘Os Meninos do Pelô não apenas sabem tocar tambor: também apreciam música, literatura e obras de arte’, no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, resultado de ações com alunos do Colégio Azevedo Fernandes. Na ocasião, houve também apresentação da fanfarra da unidade escolar, que sairá tocando pelas ruas até o museu, e performance artística. 

A iniciativa faz parte das homenagens ao Dia das Crianças (12) promovidas pelos museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e procura fortalecer a relação museu-comunidade a partir de atividades que proporcionem às crianças o correr e o pular ao ar livre, além de estimular a prática artística. A exposição é uma parceria entre o Colégio Azevedo Fernandes, o Museu Udo Knoff e o Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus). A mostra fica em cartaz até 10 de novembro próximo, apresentando 20 peças de pintura em azulejo, 12 pinturas em tela e uma revista em quadrinhos. 

“O artista Carybé foi escolhido por ilustrar as obras de Jorge Amado e por retratar, em suas obras de arte, cenas do cotidiano que dialogam com cenas do livro ‘Capitães da Areia’, muitas delas no Pelourinho, o que remete às cenas reais protagonizadas pelos alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes. Assim, literatura e pintura se entrecruzam dando sentido à leitura que os alunos fazem da arte em diálogo com o mundo, a arte que se faz no interior do coração, a arte que inclui. Além disso, os episódios narrados no livro têm como espaço geográfico vielas, ladeiras, ruas do Pelourinho que exibem, em sua arquitetura, imponentes casarões e igrejas revestidas de azulejos trazidos de Portugal”, explica a professora do colégio, Adriana Santana.

As atividades da Semana das Crianças Dimus/Ipac, que será realizada até o próximo sábado (14), também destaca, na terça, o projeto ‘Pintando o Sete – brinquedos e brincadeiras’, que acontece a partir das 10h30 e das 13h30. na Praça das Artes (Pelourinho), com alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. A ideia é oferecer ao público infantil um dia de atividades lúdicas - jogos e brincadeiras com peteca, amarelinha, ciranda, além de outros que tenham um valor cultural e tragam movimento a essas crianças. Leia mais no site da Dimus/Ipac.

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑