Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Feriadão de chuvas fracas na faixa litorânea e tempo quente nas demais regiões do Estado

Neste feriadão em que se homenageia o dia de Nossa Senhora Aparecida, assim como o Dia das Crianças, as condições do tempo previstas para a Bahia continuarão semelhantes as que vêm sendo observadas nas últimas semanas, isto é, céu ensolarado no setor oeste e as chuvas restritas no setor leste do Estado.

As áreas do setor leste onde a previsão de chuvas é maior são nas regiões Nordeste, Recôncavo, Sul e algumas localidades da Chapada Diamantina e Sudoeste. Condição ainda atribuída aos ventos vindos do Oceano Atlântico que trazem umidade, contribuindo na manutenção de nebulosidade e ocorrência de chuvas, porém de fraca intensidade e mais frequentes nas áreas litorâneas. As temperaturas nessas áreas deverão oscilar entre mínimas de 17°C e máximas de 33°C. As menores temperaturas com mínimas chegando aos 13°C continuam sendo observadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Para a capital baiana e região metropolitana, esses ventos úmidos vindos do mar mantêm as condições de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas oscilarão entre mínimas de 21°C e máximas de 30°C.

Nas áreas do setor oeste a massa de ar quente e seco mantém o céu ensolarado, como prevalece nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e aquelas localidades a oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste. O reflexo da constante atuação dessa massa de ar se verifica na elevação dos índices de temperaturas que, em algumas localidades, poderão atingir os 39°C.

Outra consequência desse tempo quente e seco é o surgimento de focos de calor, que combinado à vegetação ressecada contribui para elevar os riscos de ocorrer queimadas. Diante disto, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem ou até mesmo intensificar uma queimada já existente, trazendo danos materiais e ambientais irreversíveis.

Maré

Entre os dias 12/10 (quinta-feira) e 15/10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 09h00min e as 12h00min e entre as 21h00min e a 00h00min, com valores variando de 1,6 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 03h00min e as 06h00min e entre as 15h00min e as 18h00min, com valores variando de 0,2 a 1,1 metros. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Uma das características do início da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 12 (quinta-feira) e 15/10 (domingo), quando os IUVs ainda deverão predominar de 11 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑