Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Festa d'Ajuda começa dia 5, em Cachoeira


Os preparativos para a Festa da Nossa Senhora d’Ajuda que acontece entre 5 e 21 de novembro, em Cachoeira, no Recôncavo, já estão sendo finalizados. A manifestação foi registrada em maio deste ano como Patrimônio Imaterial da Bahia a partir de pesquisas e dossiê da equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A festa está inscrita no Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações do Estado. 

“A manifestação surgiu no século 19 como agradecimento dos senhores de engenho pelo sucesso e comercialização das colheitas da cana de açúcar”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, a festa é uma das mais queridas dos cachoeiranos e acontece em calendário móvel, “geralmente, na primeira quinzena de novembro, no calendário litúrgico canônico e nunca em Dia de Finados”.

A programação da festa começa no dia 5, com saída da Praça Maciel, com o Bando Anunciador composto por carros, caminhões e carroças ornamentadas, desfilando pelas principais ruas da cidade, com charanga que convida a população para participar. Minerva Cachoeirana, toques de sino de igreja, Lavagem da Capela com água de cheiro e flores nas quartinhas, fogos de artifício, dobrados, marchas-rancho e hino em louvor à Nossa Senhora D’Ajuda, são outros itens importantes da festa. Feijoada, embalos, ternos com foliões, crianças fantasiadas, samba de roda, chulas, mandus e cabeçorras, são outras atrações da programação.

Além da Festa d’Ajuda, o Ipac tem muitos serviços prestados à Cachoeira e São Félix, onde coordenou restauro de dezenas de imóveis, igrejas e monumentos, construiu o Centro de Artes da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e urbanizou as orlas fluviais das duas cidades. “O Ipac registrou também 10 terreiros, com livro e video sobre o tema”, enfatiza João Carlos. A Festa da Boa Morte se tornou Patrimônio Imaterial via IPAC que produziu igualmente com a Secom, vídeo e livro. Em 2017, o Ipac faz aporte financeiro na festa. Saiba mais sobre a programação da Festa d’Ajuda no site do Ipac.

Fonte: Ascom/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac),

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑