Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Fim de semana com tempo instável no litoral e predomínio de céu ensolarado no interior

As condições do tempo previstas para este final de semana na Bahia seguirão sem grandes mudanças, sobretudo em relação às chuvas, que continuam escassas, devido a atuação da massa de ar quente e seco, inibindo a formação de nuvens e das chuvas, principalmente no Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste. Além disso, essa massa de ar reflete no aumento das temperaturas que poderão chegar aos 39°C em algumas localidades do oeste baiano.

A combinação das altas temperaturas com a vegetação já ressecada auxilia no aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Com isso, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, ocasionando danos materiais e ambientais para essas áreas do Estado.

Por outro lado, é no Recôncavo, Nordeste, Sul e setor leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde há maior possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Tal condição é decorrente do fluxo de umidade que vem do Oceano Atlântico, que favorece o aumento da nebulosidade e ocorrência dessas chuvas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessas áreas ficarão entre mínimas de 13°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 31°C (no Nordeste).

Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis, ou seja, variando entre mínimas de 21°C e máximas 30°C, a previsão é de tempo instável com probabilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Maré

Entre os dias 20/10 (sexta-feira) e 22/10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 03h e as 05h e entre as 15h e a 17h, com valores variando de 1,9 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 09h e as 11h e entre as 21h e as 23h, com valores variando de 0,2 a 0,4 metros. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Uma das características da primavera é a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 20/10 (sexta-feira) e 22/10 (domingo), quando os IUVs deverão predominar de 11 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são eficazes, pois podem minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑