Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Final de semana tem espetáculo, música e gastronomia pela cidade

Salvador contará com uma série de atrações gratuitas, promovidas ou apoiadas pela Prefeitura, para os soteropolitanos e turistas que buscam diversão para este final de semana. No sábado (21), a República dos Tambores circula pelas ladeiras do Centro Histórico - entre o largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus -, a partir das 17h30, com um grupo percussivo da região. A iniciativa integra a programação do Pelourinho Dia e Noite, que movimenta as ruas do Centro Histórico de domingo a domingo. Haverá ainda o Popelô - Polo de Orquestras do Pelourinho. Já a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), do maestro Ângelo Rafael, se apresentará na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, entre as 10h e 12h. 

No dia seguinte, acontece a segunda edição do Domingo Gastronômico. Serão 16 estabelecimentos do Pelourinho e do Largo de São Francisco que terão um cardápio especial da culinária baiana. Os pratos foram montados a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manoel Querino. As refeições englobam entrada, prato principal e sobremesa e possuem preços de, no máximo, R$ 50.

Entre os pratos disponíveis estão galinha ao molho pardo e sarapatel de carneiro; caldinho de feijão e feijoada completa; bolas de inhame com feijão de leite e xinxim de galinha; angú encubado; polenta de milho e peixe com pirão e legumes; moqueca de peixe e de ovos; bolinho de aipim com queijo coalho; mini acarajés e moqueca de camarão. Durante a ação, o público presenciará cenas curtas de “dramaturgia gastronômica”, criadas por Aninha Franco, com direção de encenação Rita Assemany, a partir das 12h30.

Ainda no domingo, será realizada, a partir das 11h, na Igreja do São Francisco, o Concerto aos Domingos com a Sambone Pagode Orquestra, sob a regência do maestro Hugo Sanbone. Já no Largo do São Francisco será montada a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no Montepio do Artistas, onde serão disponibilizadas obras originais de 25 artesãos baianos.

Feira – A Feira da Cidade, apoiada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), está de volta ao canteiro central do Imbuí neste final de semana. O evento, que reúne moda, gastronomia, vinil, música, manufatura e programação infantil, acontece no sábado (21), a partir das 10h, e no domingo (22), a partir das 11h, sempre encerrando às 21h. A programação da Feira vai contar com DJs, jardinagem com canteiros coletivos, yoga, além das tradicionais barracas de gastronomia, que vão da comida nordestina ao sorvete na chapa.

MUSA – O Parque da Cidade recebe a etapa final da segunda edição do Festival de Música Universitária de Salvador (MUSA), no Anfiteatro Dorival Caymmi. No sábado (21), a partir das 12h, será promovida a semifinal com show do cantor Pedro Pondé, padrinho do festival. Nesse dia, serão apresentadas 18 canções, e as 12 melhores se apresentam novamente no domingo. As pré-classificadas podem ser conferidas no site www.festivalmusa.salvador.ba.gov.br. Os vencedores de cinco categorias serão conhecidos no domingo (22), também a partir das 12h, com apresentação da cantora Bruna Barreto, ex-participante do programa The Voice Brasil. O evento é aberto ao público.

Food Truck na Estrada – As gravações deste fim de semana do Reality Show Food Truck na Estrada, exibido pelo canal GNT, serão na Praça do Sol em Ondina, no sábado (21), e na Praça de Stella Mares, no domingo (22). A capital baiana foi escolhida como sede da programação especial de verão 2018. Os apresentadores Márcio Silva e Adolpho Schaefer rodam pela cidade conhecendo food trucks, mergulhando nos ingredientes baianos com a ajuda de chefes locais. As gravações acontecem desde o dia 15 e seguem até o dia 31 de outubro, e a produção conta com o apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Os apresentadores, junto com os donos dos food trucks participantes, são desafiados a criar ou adaptar receitas de verão com ingredientes locais. Com uma verba limitada para as compras, eles têm de produzir pratos mais elaborados, apesar da dificuldade de cozinhar dentro do caminhão. Nessa temporada, o desafio aumenta, já que os apresentadores deverão dar o seu toque pessoal, criando uma versão original para cada receita. O público da capital baiana terá oportunidade de comprar e provar as comidas preparadas por Márcio e Adolpho, e, no final, o criador da receita que vender menos paga um “mico”. As vendas começam às 13h, e as porções são limitadas

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑