Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Novembro Laranja comemora Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido

Apesar de estar relacionado a mais de 200 causas, há tratamento para o zumbido


No dia 11 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, que se estende por todo o mês, com a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, denominada Novembro Laranja. O zumbido é um sintoma que afeta 28 milhões de brasileiros e 278 milhões de pessoas no mundo, segundo a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (Apidiz), e pode estar associado a diversos problemas de saúde. É aquele barulho ininterrupto ou intermitente, e incômodo, que na maioria das vezes é comparado a um chiado, apito, grilo, abelha, panela de pressão, cachoeira, cigarra, motor, sirene, etc.

De acordo ainda com dados da Apidiz, cerca de 20% da população mundial apresenta o sintoma. “Esses números já são muito alarmantes e se levarmos em consideração também que as famílias das pessoas que convivem com o zumbido e que acabam sendo impactadas de alguma forma, essa quantidade pode triplicar”, afirma a médica otorrinolaringologista Clarice Saba, especialista no assunto.

O zumbido é um sinal de que algo está errado no organismo e pode causar alteração  de humor, agravar patologias como a hipertensão e diabetes, causar ou agravar irritabilidade e depressão. Apesar de poder estar relacionado a mais de 200 causas, há tratamento para este sintoma. “Para isso, devemos identificar a causa ou causas do zumbido em cada paciente. O tratamento pode levar à cura, e nos casos em que isso não seja possível, no mínimo, devolvemos a qualidade de vida ao paciente”, explica Dra. Clarice.

Sobre a Dra. Clarice Saba

Idealizadora e coordenadora do Programa de Apoio a Pacientes com Hiperacusia e Zumbido (PAHZ) da Escola Bahiana de Medicina, conquistou o X Jack Vernon Award, equivalente ao Oscar do zumbido. É diretora técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia (CEOB) e preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel, Fellow no Jackson Memorial Hospital (USA) e no Groninghen Zienkenhuis (Holanda). Também ocupa atualmente a posição de delegada da Sociedade Brasileira de Otologia, capitulo Bahia e médica da Ordem dos Médicos do Brasil (OMB), capítulo Bahia.

Para falar sobre o Novembro Laranja, sugerimos entrevista com a médica otorrinolaringologista Clarice Saba. Para agendar entrevista, favor entrar em contato com Gabriela, Debora, Roberta ou Monique, na Texto & Cia Assessoria de Comunicação

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑