Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Olodum recebe Rei de Gana

Otumfuo Nana Osei Tutu II, sua magestade Rei dos Ashanti(Gana) visitará a Escola do Olodum no próximo dia 16 de outubro




Mais uma autoridade mundial visitará o Olodum. Depois de recebido e participado das visitas de três Prêmios Nobel da Paz africanos, Desmond Tutu, Nelson Mandela da África do Sul e da ativista Leymah Gbowee da Libéria agora á a vez do monarca da nação Ashanti de Gana. No próximo dia 16 de outubro, às 15 horas a instituição do Pelourinho receberá a comitiva do Rei de Gana.

O monarca será recebido por percussionistas, dançarinos, sombreiros e bandeiras. Na Casa do Olodum, o presidente João Jorge dará as boas vindas contando um pouco da historia e ouvirá as palavras da autoridade ganesa.  Na sequencia haverá um coquetel e o encerramento com a banda e os cantores na sacada da Casa do Olodum.

“Os Ashanti vieram para a Bahia e o Maranhão, da costa do Ouro na África, e tem um poderoso simbolismo em todo o continente e na diáspora, por serem um dos pilares do  Pan africanismo.  A cidade do Rei Osei Tutu Kumasi e a base da Universidade NKrumah”, afirma João Jorge, presidente do Olodum.

Otumfuo Osei Tutu II é o 16º Rei dos Ashanti descendente direto do fundador do Império Asante, Osei Tutu I.  Assumiu o trono em 26 de abril de 1999. Destaca-se como uma figura visionária, um grande líder dos Ashanti, compromissado com a preservação da herança cultural, ao mesmo tempo em que combina modernidade e tradição com vistas à promoção da paz e estabilidade, da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico de seu povo.

Nascido com o nome de Barima Kwaku Dua, Otumfuo Osei Tutu II desde que assumiu o trono, foi hóspede oficial de inúmeros líderes mundiais, entre os  quais a Rainha Elizabeth, do Reino Unido; a Rainha Beatrix, da Holanda, Sr. James D. Wolfensohn, ex-Presidente do Banco Mundial; Sr. Kofi Annan, no cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas; os Presidentes Nelson Mandela e Thabo Mbeki e da África do Sul. Ele também recebeu em seu Palácio vários Chefes de Estado e de Governo, além de Monarcas e membros de famílias reais da África, Europa e Ásia.

Fez seus estudos secundários em Gana, e iniciou seu primeiro curso universitário (Ciências Contábeis) na Universidade de Gana, Legon, na capital, Acra, em 1971.  Seguiu seus estudos no Reino Unido, na Politécnica de Kilburn, e, depois, fez os cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração Pública na Universidade do Norte de Londres. Tem marcado sua gestão pela paz e reconciliação ao Reino.

É Doutor  Honoris Causa das seguintes universidades: Essex County College Newark, EUA (2001); University of Maryland, Eastern Shore,  EUA (2001); Savannah State University, EUA (2001); University of Glasgow , Escócia (2001); Kwame Nkrumah University of Science/Technology, Gana (2001); University of Ghana, Legon, Gana (2004); Igbinedeon University, Okada, Nigeria (2007) e Metropolitan University, Londres, RU (2007).  Ademais, foi convidado para ocupar o posto honorário de Reitor da Universidade de Ciências e Tecnologia, em Kumasi, Gana.


Em 2014 gana foi homenageada pelo Olodum. O tema do Carnaval deste ano foi Ashanti O trono dourado. Rainha Yara Ashanteaa. Nesta época, membros da Monarquia real, e depois por diplomatas Ganenses conheceram a instituição.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑