Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Projeto #Reconectar abrange mais cinco monumentos com informações digitais

Baianos e turistas podem relembrar ou se aprofundar em momentos históricos vivenciados na cidade através de mais cinco monumentos incluídos no projeto #Reconectar. Os novos monumentos que estão identificados são o busto e o obelisco de D. João VI localizados na Praça da Aclamação; o busto de L. L. Zamenhof, no Largo de São Bento; além do Relógio de São Pedro e a estátua de Barão do Rio Branco, também situados na região da Avenida Sete de Setembro. As placas transportam o usuário, através da leitura por dispositivos móveis do código QRCode, a uma ficha com dados e resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A ação é promovida pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). O #Reconectar pretende valorizar o patrimônio cultural da capital baiana. Até o fim do ano, serão contemplados ao todo 20 monumentos, sendo priorizados aqueles localizados na região do Centro Histórico ou que passaram por algum tipo de intervenção de conservação ou restauro.

De acordo com a diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, este trabalho visa o resgate de informações dos monumentos e, além de agregar conhecimento, também aproxima os cidadãos da história de Salvador. “Pretendemos ampliar a informação acerca das referências culturais da cidade de uma forma lúdica, tecnológica e interativa, favorecendo que o cidadão estabeleça identificação com a peça. Entendemos a proposta como um convite para que o cidadão estabeleça maior entendimento acerca da história da própria cidade, propondo que a população se interesse em preservar o patrimônio”, afirmou a gestora.

Outros monumentos - A cada mês, cinco monumentos são identificados com o #Reconectar. Os cinco primeiros a receber QRCode em agosto foram a estátua de Castro Alves, situada em praça homônima; o busto de Dom Pero Fernandes Sardinha e a estátua Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé; a estátua Thomé de Souza, localizada em frente ao Elevador Lacerda (na parte alta); e a estátua Visconde de Cairu, localizada na praça de mesmo nome. Em setembro, o projeto contemplou os monumentos Cruz Caída e Fonte Cibernética, ambos situados na Praça da Sé; o busto de Dodô e Osmar, na Rua Chile – em frente à Praça Castro Alves –; o busto de Manuel da Nóbrega, em frente à Igreja Nossa Senhora da Ajuda, na Rua da Ajuda, e a Cruz do Pascoal, no Largo da Cruz do Pascoal, no Santo Antônio Além do Carmo.

Para os turistas, o recurso também tem sido interessante, já que as fichas ofertam informações precisas acerca dos bens culturais e permite aos visitantes mais autonomia no passeio. Para ter acesso à ficha de informações, basta aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código, sendo que nos aparelhos mais recentes, a própria câmera fotográfica já faz a leitura. A ação #Reconectar foi lançada em 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico Nacional, e integra o programa Salvador Memória Viva da FGM.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑