Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

5º Encontro Estudantil - Projetos dos estudantes chamam a atenção pela inovação, tecnologias e baixo custo

As estudantes Sanara Santos, 17, e Esther Oliveira, 18, ambas do 3º ano do Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, trouxeram para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA) o inusitado projeto de iniciação científica batizado de “Nomofobia: cuidado com o vício em celular ”, uma doença atual, definida como medo de ficar sem o aparelho. Esta e outras tantas experiências se espalham entre os 240 estandes da 6ª FECIBA, que está acontecendo dentro do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, em seu segundo dia. O evento prossegue até quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador, das 8h às 18h, com acesso gratuito para o público em geral.

Samara e Esther explicam que a ideia de levar o tema para dentro da escola surgiu a partir da observação da quantidade de pessoas em sua volta que não desgrudam do celular, por um instante. “Daí fomos pesquisar e descobrimos que a situação já é considerada um transtorno e não pode ser ignorado, pois traz consequências perigosas para a saúde, como medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico”, enfatiza Samara. Esther completa que a dependência psicopatológica, como já é considerada, pode ter como causas a baixa autoestima e dificuldades nos relacionamentos sociais. “A oportunidade de estarmos aqui interagindo com colegas, professores e visitantes em geral é uma experiência maravilhosa que vamos levar para a vida toda”, completa Samara.

Outro projeto que está despertando a curiosidade de estudantes, educadores e público em geral do Encontro Estudantil é o “Damas na Ciência”, das estudantes Thainá Malaquias Andrade e Ana Valéria da Cruz, do 3º ano do Colégio Estadual Aldemiro Villas Boas, no município de São Miguel das Matas, no Recôncavo Baiano. “Nosso objetivo, com este projeto, foi mostrar a evolução da inserção da mulher no campo científico, nas últimas décadas. Mas a gente sabe que essa participação não tem sido suficiente para colocá-la em um patamar satisfatório e condizente com este avanço”, explica Thainá, contando que está feliz com as visitas de professores mestrandos e doutorandos no seu estande, interessados em conhecer o projeto, que envolveu questionário, exposição, jogo, histórias ilustrativas e a criação do blog (http:// damasnaciencia.blogspot.com.br). A estudante Bruna Palmeira, do município de Poções, também visitou o estante. “Achei superinteressante porque não sabia que havia tantas mulheres cientistas”.

O projeto “Eco Gerador de LED”, protagonizado pelos estudantes Carlos Daniel Almeida, 15, e William Leal, 17, do 1º ano do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, do município de Uauá, também causou manifestações positivas do público visitante. “Muito interessante esta invenção dos meninos, feita com material de baixo custo capaz de transformar a energia eólica em elétrica”, elogiou o professor Marcelo Nascimento, em visita ao estande. Os alunos participam do Encontro Estudantil e falam da experiência. “Estamos muito felizes de poder mostrar um projeto ecológico, criado para diminuir o uso de energia elétrica, utilizando materiais recicláveis com um bom índice no potencial de energia. A interatividade que estamos tendo durante o encontro e a oportunidade de conversar com mestres que trazem ideias para aprimorar o nosso invento estão sendo, também, uma experiência maravilhosa”, disse William.

FECIBA - A Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia reúne trabalhos finalistas selecionados após seletivas escolares e territoriais, realizadas durante o ano letivo. São experimentos e produções científicas que tratam de temas de relevância social, com foco em questões como inovação tecnológica, meio ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo, saúde e bem-estar. A FECIBA faz parte do Programa Ciência na Escola, uma ação estratégica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa cujo objetivo de promover o processo de Educação Científica e Empreendedora para professores e estudantes da Educação Básica.

Acesse a programação do Encontro Estudantil no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑