Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Adriana Calcanhoto substitui Gregório Duvivier na programação do Festival Minha Língua Minha Pátria

Adriana Calcanhotto, José Bernardes, Joana Gorjão Henriques, Ana Margarida de Carvalho, Wlamyra Albuquerque e Patrícia Portela são os nomes confirmados para a edição do festival em Salvador.

O Instituto Eva Herz promove, no mês de novembro de 2017, o Minha Língua, Minha Pátria – festival literário que reúne escritores de Portugal, Brasil e Moçambique em Salvador e São Paulo. O objetivo é mostrar a nova produção literária em língua portuguesa e debater a obra consagrada de autores como Mia Couto, Milton Hatoum, e de clássicos como Luís de Camões. A capital baiana sedia o evento entre os dias 10 e 12 de novembro, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.
Simone Duarte, curadora do festival, declara que a ideia é promover mais debates e encontros de escritores entre os países de língua portuguesa, e transformar o Minha Língua, Minha Pátria num evento anual, com mais países e em mais cidades brasileiras. “Sempre num ambiente informal e descontraído, o público brasileiro poderá descobrir escritores menos conhecidos e ao mesmo tempo ter acesso aos mais aclamados num diálogo literário entre países que falam a mesma língua”.

Programação em Salvador

Na Bahia, onde a primeira esquadra portuguesa chegou em 1500, tem início o festival com a poesia de Camões e sua relevância no século XXI, numa conversa entre Adriana Calcanhotto, atualmente embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil, e José Bernardes, diretor da Biblioteca da Universidade e um dos maiores estudiosos da obra de Camões. No segundo dia, partiremos para a literatura portuguesa da atualidade para debater o racismo, justamente no mês da consciência negra. A jornalista Joana Gorjão Henriques, que esteve na FLIP e escreveu o livro Racismo em português, e a escritora Ana Margarida de Carvalho, cujo livro Não se pode morar nos olhos de um gato é um dos finalistas do Prêmio Oceanos, conversam com a historiadora da Universidade Federal da Bahia Wlamyra Albuquerque. A edição baiana tem encerramento com o encontro entre Adriana Calcanhoto e a obra da escritora Patrícia Portela, num dueto entre Portugal e Brasil.

SERVIÇO
Salvador

·         Sexta-feira, 10 de novembro de 2017, às 19h30
Camões e o poder da poesia no século XXI, com Adriana Calcanhotto e José Bernardes.

·         Sábado, 11 de novembro de 2017, às 16h
Racismo da realidade à ficção: uma perspectiva feminina com Joana Gorjão Henriques e Ana Margarida de Carvalho. Moderadora: Wlamyra Albuquerque.

·         Domingo, 12 de novembro de 2017, às 16h
Dueto transatlântico com Adriana Calcanhoto e Patrícia Portela. Moderadora: Simone Duarte



Teatro Eva Herz, Livraria Cultura – Salvador Shopping
Avenida Tancredo Neves, 2.915 - Piso 2
Caminho das Árvores – Salvador/BA

ENTRADA FRANCA

Como participar:
No local: Os ingressos serão distribuídos 2 horas antes do inicio de cada evento.
Pela internet: todos os encontros serão transmitidos pela internet. Você poderá assisti-los no Facebook do Instituto Eva Herz.

Lei de incentivo a cultura
Plano Anual Instituto Eva Herz
Realização: Instituto Eva Herz, Out of Paper e Ministério da Cultura

Produção: LC Produção Cultural
Patrocínio: Cateno
Apoio: Livraria Cultura

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑