Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ArquiMemória 5 reúne especialistas mundiais da arquitetura e patrimônio edificado em Salvador

Evento celebra 50 anos do Teatro Castro Alves e do IPAC, bem como 80 anos do IPHAN

​ 
Principal encontro sobre a preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil, o ArquiMemória 5 acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro. No evento, estarão reunidos especialistas de mais de 20 países e de diversos estados brasileiros, dentre pesquisadores, gestores públicos e outros profissionais atuantes na área de preservação do patrimônio edificado. Sob coordenação de Nivaldo Andrade Junior, arquiteto baiano, recém-eleito presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento celebra os 80 anos de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil, a partir da criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e também os 50 anos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano. Ainda comemora o cinquentenário do Teatro Castro Alves (TCA), a mais importante casa de espetáculos do estado e marco da arquitetura moderna da Bahia, recentemente tombado pelo IPHAN.



Com o tema “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio”, o ArquiMemória 5 é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Bahia (IAB-BA), e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Governo do Estado da Bahia, CAPES, CNPq, CAU-BR e CAU-BA.



O ArquiMemória 5 faz parte da programação preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior evento mundial da arquitetura, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2020, e deve reunir cerca de 15 mil profissionais. O congresso acontece a cada três anos, sendo a quarta vez na América Latina e a primeira vez no Brasil. A última edição na América Latina foi em 1978, no México. “O maior desafio, no entanto, não é preparar celebrações e organizar eventos, mas sim resgatar a dimensão social da arquitetura. Boa parte da população brasileira desconhece a importância do arquiteto e urbanista na melhoria e qualificação dos espaços que utilizamos todos os dias”, conta o organizador do ArquiMemória 5, Nivaldo Andrade.



PROGRAMAÇÃO – O evento é dividido em três eixos temáticos: “A circulação de conceitos e teorias”, “Instituições e sociedade: global, nacional e local” e “Projeto e tecnologia: formação e prática”. A estrutura é composta por conferências, mesas redondas temáticas, sessões de comunicações, colóquios temáticos, exposição de projetos e feira do ArquiMémoria.



Toda a programação acontecerá em uma série de edifícios tombados localizados no Campo Grande e arredores. Em dois dias, a programação do evento acontece na Sala Principal do TCA: a abertura, no dia 27 de novembro, a partir das 9h, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e a jornada especial dedicada aos 80 anos do IPHAN e aos 50 anos do IPAC e do TCA, no dia 30 de novembro. Nesta data, das 10h30 às 12h30, a mesa redonda especial “50 anos do Teatro Castro Alves, patrimônio cultural brasileiro” reúne o diretor do TCA, Moacyr Gramacho; o arquiteto Lucas Fehr, do Estúdio América, vencedor do Concurso Público Nacional de Anteprojetos Arquitetônicos para Requalificação e Ampliação do Complexo TCA; e o próprio Nivaldo Andrade.



Informações sobre inscrições e programação completa estão disponíveis no site do evento: http://iab-ba.org.br/arquimemoria5/.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑