Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Briga acirrada no quinto dia da Transat Jacques Vabre

Barcos mais rápidos passam da metade do percurso

A depressão do sul das Canárias freou um pouco a velocidade dos multicascos Ultime, os mais rápidos da Transat Jacques Vabre. Com mais de 60% do percurso entre a francesa Le Havre e a baiana Salvador, os barcos voadores agora adotam estratégias decisivas nesse match race pelo Atlântico. "Nessas condições, você passa rapidamente de ser o caçador para ser caçado", disse Thomas Coville, do Sodebo Ultim, líder da Ultime. 

A partir deste hoje, os dois devem entrar de vez na calmaria dos Doldrums ou Pot au noir para os franceses. Os barcos estão nos chamados ventos alísios e agora pegam a zona de convergência intertropical, uma região de baixa pressão. Os Doldrums são famosos por tempestades, ventos leves, chuva e rajadas repentinas e inesperadas. 

A classe Imoca e a Multi 50s devem demorar um pouco mais para entrar, mas a disputa em ambas segue equilibrada. Mesmo assim, St Michael - VIRBAC e FenêtréA-Mix Buffet estão na ponta, respectivamente.

Na Class40, que tem os brasileiros do Mussulo 40 Team Angola Cables, o inglês Phil Sharp e o espanhol Pablo Santurde, dupla Imerys Clean Energy, ainda lideram a frota e estabeleceram um ótimo ritmo na última noite. 

No entanto, o V e B, de Maxime Sorel e Antoine Carpentier, aceleraram navegando 372 milhas nas últimas 24 horas (média de 15,5 nós). ''Foi difícil, quase impossível de dormir, o barco bate em todas as direções, é sempre estressante, sempre parece que há algo que vai quebrar'', disse o comandante Maxime Sorel. O recorde foi obtido entre os dias 8 e 9 de novembro no Atlântico Norte.

Já os italianos Andrea Fantini e Alberto Bona do Enel Green Power ainda estão a caminho de Lisboa para um reparo do leme de estibordo.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑