Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

BTCA apresenta Lub Dub na IX Jornada de Dança da Bahia

Em uma intensa circulação nacional desde a estreia, em abril, o mais recente espetáculo do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), 'Lub Dub', volta a ser apresentado em Salvador, dentro da programação da IX Jornada de Dança da Bahia. Serão duas sessões na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), neste sábado (11), às 21h, e no domingo (12), às 20h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site Ingresso Rápido.

Criação do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo, e vem conquistando plateias por onde passa. Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do TCA, equipamento da Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). 

Em 'Lub Dub', os dançarinos têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

O curioso nome do espetáculo é uma referência ao som das batidas do coração. Para a medicina, os dois primeiros (ou principais) sons cardíacos são denominados ‘lub’ e ‘dub’, que representam a bolha produzida pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue. Assim, o título é uma metáfora dos sons e batidas da vida, da própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.

Fonte: Ascom/TCA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑