Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Candidíase atinge 75% das mulheres em algum momento de suas vidas

Estima-se que 75% das mulheres terão candidíase ou monolíase vaginal pelo menos uma vez na vida. Corrimento, coceira insuportável, irritação e inchaço são alguns dos desagradáveis sintomas da infecção vaginal, causada por um fungo do gênero Candida albicans ou Monília.


Vários fatores podem favorecer o surgimento da infecção, dentre eles, a diabetes, o uso de antibióticos ou de anticoncepcionais e corticoides, a queda da imunidade, o uso de roupas muito apertadas e biquínis molhados e até o ato de realizar duchas vaginais com muita frequência. “Mudanças hormonais nos períodos menstruais e na gravidez também podem facilitar o surgimento da candidíase,” explica o ginecologista Jorge Valente, diretor do CEPARH (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana). “O fungo responsável pela infecção é muito oportunista e, muitas vezes, se prolifera  quando a paciente tem uma baixa de imunidade. O uso de alimentos probióticos pode ser altamente benéfico para melhorar esse quadro. Os probióticos são lactobacilos que habitam o intestino e que formam uma camada de defesa, 80% da defesa do organismo fica no intestino. O uso diário de cápsulas de lactobacilos é recomendável para pacientes que têm reincidência de fungos em função da deficiência de imunidade,” esclarece o médico. 

O fungo já faz parte da flora vaginal de muitas mulheres e, como a vagina é úmida e quente, alguns fatores podem fazer com que ele se prolifere com facilidade e cause a infecção. Segundo Jorge Valente, “o estresse, o uso de antibióticos ou mesmo uma queda da resistência do organismo podem fazer com que o fungo se multiplique e ocorra a infecção.”

Embora a infecção possa ser transmitida através de relação sexual, ela não é considerada propriamente uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), pois é causada por fungos oportunistas que habitam a flora vaginal de muitas mulheres sem apresentar sintomas. “Apesar de não ser uma DST, a candidíase pode ser transmitida no contato sexual, então é fundamental que a pessoa contaminada evite o sexo desprotegido para não transmitir a doença,” alerta Jorge Valente.   

O tratamento da candidíase é simples, a base de remédios antifúngicos, mas a paciente deve consultar o ginecologista para ser examinada e ter o diagnóstico adequado e a indicação do medicamento correto.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑